Marcos históricos da indústria

Marcos históricos da indústria

 

Por João Paulo Matta

A evolução da indústria cinematográfica é caracterizada por transformações freqüentes, transformações que tornam cada vez mais complexas a sua dinâmica produtiva e seu impacto social, econômico e cultural. Acredita-se que buscar a melhor compreensão desta indústria passa pela discussão de marcos histórico-estruturais.

Diante da importância multiplicadora do cinema na configuração da sociedade contemporânea, o aprofundamento deste debate parece ser de interesse geral. O objetivo desse artigo é investigar e discutir a conformação histórica de dois marcos fundamentais da evolução da indústria cinematográfica: a hegemonia norte-americana e a convergência audiovisual.

Para isso, apresenta-se uma revisão da evolução histórica da indústria, realçando as características que levaram à conformação dos marcos histórico-estruturais em destaque, e situando-a como vertente precursora da indústria de entretenimento. Na seção que segue a introdução, discorre-se sobre o nascimento e afirmação da indústria, e a hegemonia francesa.

Em seguida, aborda-se como se deu a hegemonia norte-americana após a I Guerra Mundial. Na seqüência, discute-se como o cinema passou a compor a indústria audiovisual.

Leia o artigo na íntegra.