Mercado exibidor de São Paulo

Mercado exibidor de São Paulo

 

Por André Gatti

O objetivo desta pesquisa é o de mapear e identificar as principais tendências que caracterizaram o desenvolvimento da exibição comercial na cidade de São Paulo. Isto ao longo de sua trajetória histórica que compreende um período superior a cem anos de espetáculo cinematográfico como um hábito cotidiano do cidadão paulistano comum.

O aspecto de ontem, este foi bem coberto por uma outra pesquisa realizada pela ETP de Cinema da Divisão de pesquisas do CCSP, trata-se da publicação Salas de Cinema de São Paulo. A pesquisa deste livro foi coberta por uma arqueologia das salas de exibição da cidade.

Este material iconográfico com mais de 800 fotos é com certeza uma das maiores coleções que existem disponíveis sobre este controvertido e rico tema. Afinal, a história das salas de cinema tende a se confundir com a historia da cidade e da comunidade circundante às salas. O cinema como um elemento de construção da modernidade.

O objetivo deste trabalho é o de dar uma visão bastante ampla do que aconteceu com este ramo cinematográfico em solo paulistano, principalmente, entretanto, sem que seja esquecido o plano nacional. Vamos passar um olhar acurado sobre as pioneiras exibições do francês Georges Renoleau.

Além disso, também iremos enfocar as primeiras projeções dos pioneiros cines Paulicéia Fantástica e Bijou Palace, freqüentar os suntuosos palácios de cinema, os cinemas de bairro, as salas do centro da cidade de São Paulo com seu charme e decadência e, por último, lançar vistas sobre as modernas salas das novas salas multiplex.

É diante deste o universo em que estamos apresentando na presente edição. Dessa maneira, tentamos entender de que maneira o circuito de exibição deixou as suar marcar junto ao universo social em que as salas se encontravam.

As novidades tecnológicas apresentadas pelo setor da exibição também são tratadas aqui, indo da exibição tradicional do suporte analógico chegando ao suporte digital e todas as indagações e surpresas que esta promete.

Além disso, existe a pretensão de mostrar o novo painel da exibição brasileira contemporânea, enfocando o surgimento de alguns novos circuitos e salas adaptadas aos tempos contemporâneos. Destacamos a evolução dos números, o desenvolvimento da arquitetura das salas, tudo isto com a finalidade precípua de alimentar e subsidiar pesquisas sobre o assunto.

Faça o download e confira a pesquisa na íntegra.