Redes sociais na produção de filmes

Redes sociais na produção de filmes

Partindo do pressuposto de que ações econômicas estão imersas em redes de relações sociais, este artigo de Carmen Lima e Elizabeth Loiola analisa as redes sociais de um conjunto de agentes envolvidos na produção de filmes na Bahia.

Uma das características da produção cultural é sua realização por projeto, o que demanda captação e articulação de recursos no mercado. Em sistemas de produção dessa natureza, laços sociais e papéis desempenhados por cada ator parecem explicar a capacidade de mobilização dos recursos necessários e sua utilização.

Para investigar tais suposições, o método de redes sociais foi utilizado no mapeamento de atores sociais e seus papéis em um conjunto de 31 filmes produzidos na Bahia, entre 1994 e 2006.

Com base no software UCINET, foi construída a matriz de interações entre os participantes das 31 películas e foram identificados seus papéis de conectores centrais e de corretores de informação na rede. Além dos papéis categóricos, analisaram-se ainda centralidade, cliques e a densidade da rede.

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