Apropriação econômica da cultura

Apropriação econômica da cultura

 

Por Ernesto Piedras

Atualmente a investigação no campo da economia da cultura, também conhecido como das indústrias culturais, tem avançado de forma tão significativa que não há nenhuma dúvida sobre a importante contribuição econômica gerada pelas unidades econômicas ou das empresas que a constituem. Assim identificamos hoje não só seus termos sociais, estéticos e de identidade, quanto seu peso significativo no setor econômico dos nossos paises em questões de produção, investimento, geração de emprego e atração de investimentos produtivos, entre outros.

Todas as atividades econômicas relacionadas com a cultura passam por um processo que vai desde a sua concepção ou conceituação, investimento ou criação, materialização ou produção, distribuição, comercialização e, finalmente, a apresentação pública final.

Na busca pela promoção de programas e atividades culturais que simultaneamente facilitem o aproveitamento dos benefícios econômicos da Cultura, deve acima de tudo na fase de apropriação dos benefícios do setor cultural, evitar repetir os padrões de concentração em ambas as fases de comercialização e venda de bens e serviços culturais, existentes nas empresas ou grandes unidades econômicas.

Para ler o relatório em espanhol na íntegra, clique aqui.