Mostra CineBH

A Mostra CineBH integra o programa Cinema sem Fronteiras que a Universo Produção realiza em Minas Gerais (responsável também pela Mostra de Tiradentes, em janeiro e pela CINEOP – Mostra Ouro Preto, em junho) e chega a sua terceira edição de 15 a 20 de outubro de 2009 com o desafio de expor as características da produção cinematográfica, contextualizando o mercado audiovisual em intercâmbio com o mundo e com a presença da França.

Chancelada no Ano da França no Brasil, a Mostra CineBH 2009 propõe como temática central enfocar a co-produção internacional – os benefícios, a capacidade de aproximar culturas, o compartilhamento de experiências e conhecimento entre os profissionais de diferentes nacionalidades envolvidos em sua realização. Apresentar visões diferentes de mundo e de cinema, estimular debates sobre culturas e modos de produção, fomentar novos cinemas: multinacionais, transnacionais, pan-nacionais, mantendo-se fiel ao propósito de contextualizar o mercado audiovisual em seu sentido mais amplo e inovador.

Exibições de filmes, debates, retrospectivas, homenagens, oficinas, Mostrinha de Cinema, cine-escola, exposições e atrações artísticas ocuparão o tradicional bairro de Santa Tereza que receberá a instalação da Vila do Cinema, com três espaços de projeção – Cine-Tenda (400 lugares), Cine-Praça (1000 lugares), com destaque para o precioso Cine Santa Tereza (500 lugares), fundado em 1944 e desativado desde 1980. A Mostra CineBH, mais uma vez, reativa e reintegra o espaço na comunidade, abrindo mesmo que provisioriamente, suas portas para abrigar a sede e a programação do evento.

3º Seminário do Cinema Brasileiro: Perspectivas de Mercado e Linguagens

Tema: “O mercado audiovisual e as políticas públicas para o setor na França e no Brasil”.

Dia 19 de outubro – segunda-feira, de 14h30 às 17h30, no Cine-Tenda

Um panorama do mercado audiovisual nos dois países, em especial para os filmes independentes e de baixo orçamento, e as políticas públicas de financiamento e proteção para essa produção. Quais produções têm atraído o grande público e como co-habitar a produção independente em harmonia com essa produção de grande público?

Brigitte Veyne –  Adida Audiovisual da Embaixada da França no Brasil
Manoel Rangel – Diretor-Presidente da Ancine – RJ
Silvio Da-Rin – Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura – DF
Joël Augros, Professor da Université Paris 8, França

Mediadora: Alessandra Meleiro, pesquisadora Cebrap.

Veja a programação dos Seminários em: http://universoproducao.tempsite.ws/cinebh/2009/seminarios.php?menu=prog&sub=sem