Economia da Cultura na Guatemala

Economia da Cultura na Guatemala

 

Por Ernesto Piedras

Recentemente, em alguns países, o setor cultural começou a ser considerado como um setor produtivo capaz de gerar crescimento e desenvolvimento econômico ao mesmo tempo. Ou seja, desenvolvimento econômico integral. A atividade derivada da criatividade não só gera emprego e riqueza, como também aumenta o bem-estar da população em geral já que promove a expressão e a participação dos cidadãos na vida política, favorece um sentido de identidade e segurança social e amplia a percepção das pessoas.

É por isso que neste estudo foi medido o impacto que as indústrias culturais tem no produto interno bruto (PIB) da Guatemala, a porcentagem de pessoas empregadas no setor e o volume do setor exportador de bens e serviços culturais.

O estudo constata que as indústrias culturais geraram um total de 7,26% do PIB da Guatemala. Além disso, existe uma taxa de crescimento média de 7,3% no seu valor agregado para o período de 2001-2005, a qual é maior que muitas outras indústrias dentro da economia guatemalteca. Se além disso for agregado o componente da economia sombra (economia informal, mas ilegal), podemos observar que as indústrias culturais equivalem a 9,02% do PIB da Guatemala.

Faça o download e leia o artigo (em espanhol) na íntegra.