A Segunda Cinelândia Carioca

A Praça Saens Peña, localizada no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, já foi chamada de Segunda Cinelândia Carioca, Cinelândia da Tijuca e também de Cinelândia Tijucana. Em 1907, foi uma das primeiras regiões da cidade a inaugurar salas de exibição e chegou a abrigar, ao mesmo tempo, treze cinemas de rua muito próximos uns aos outros, na segunda metade do século XX, tornando-se um notável pólo exibidor que se extinguiu completamente em 1999.

Do auge ao fechamento dos “movie palaces” e poeirinhas que compuseram esse circuito, até a entrada do modelo das salas multiplex na Tijuca, localizadas no shopping center do bairro, verificamos como o cinema, enquanto equipamento coletivo de lazer e promotor de encontros e agenciamentos entre diversos elementos humanos e não-humanos, ressoa na configuração dos espaços construídos das cidades, na vida cotidiana e no imaginário das pessoas.

Assim, partindo de uma pesquisa etnográfica que envolveu entrevistas com antigos freqüentadores dos cinemas extintos e observação participante, este trabalho estuda a construção de memórias e como a experiência de espectação cinematográfica, isto é, a atividade de ir ao cinema pôde e pode constituir formas de sociabilidade, possibilitando diferentes tipos de apropriação do espaço urbano.

A autora

Talitha Gomes Ferraz é doutoranda do curso de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ) e mestre pela mesma instituição. É jornalista formada na PUC-Rio e aluna da graduação em Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ (IFCS). Faz parte do grupo de pesquisa Estudos da Cidade e da Comunicação e da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (CIEC), núcleo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação da ECO. Publicou os livros de poesia Gritos nas entrelinhas (Editora Velocípede, 1998) e Sobressência (Editora Pura Poesia, 2003). Nasceu em 1982, é carioca e moradora da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, desde os dois anos de idade.

A obra

Título: A Segunda Cinelândia Carioca: cinemas, sociabilidade e memória na tijuca
Autora: Talitha Ferraz
Editora: Multifoco
Faça o download e confira o índice e a introdução do livro.