Provocações sobre o cinema mundial

Provocações sobre o cinema mundial

Para mais um programa “só com mulheres”, Antônio Abujamra recebe a pesquisadora em cinema mundial Alessandra Meleiro – também coordenadora do CENA – para um bate-papo sobre os aspectos da produção, distribuição e exibição industrial, no Provocações, da TV Cultura.

Alessandra começa o programa contando sua experiência de viver no Irã por 4 meses a fim de completar sua pesquisa sobre o cinema iraniano. Foi essa experiência que lhe rendeu o livro “O Novo Cinema Iraniano”, mas declara que não é um país muito agradável de se viver.

“O Irã vem passando por um processo de transformação. Os jovens estão conscientes de que precisam haver reformas políticas.”, diz Alessandra ao ser perguntada sobre a visão que a mídia transmite. Quanto ao cinema asiático, ela afirma que os produtores se atentam às diferenças culturais locais e que esse é o grande diferencial para o cinema europeu.

“América Latina. Como está hoje o cinema?” A pesquisadora responde dizendo que existem três grandes mercados, México, Argentina e Brasil, mas “o cinema brasileiro é pouco visto por brasileiros.”

O programa Provocações vai ao ar na próxima sexta-feira, dia 19 de março, às 22h.

Veja o programa em: http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/programas/990

Saiba mais: http://www2.tvcultura.com.br/imprensa/artigoleitura.asp?artigoid=2975 e http://www.tvcultura.com.br/conteudo/23483