Preservação audiovisual em debate

Ao longo da 5º Mostra de Cinema de Ouro Preto – ocorrida entre os dias 17 e 22 de junho – a preservação dos arquivos audiovisuais brasileiros foi tema dos debates do Encontro Nacional de Arquivos, reunindo 81 representantes de 63 arquivos e acervos de todo o país.

Entre debates e reuniões, a Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) elegeu a sua nova Comissão Executiva, propôs novas metas de trabalho e também lançou a Carta de Ouro Preto 2010.

De acordo com o documento, a entidade reafirmou o seu compromisso em promover a valorização do trabalho de preservação; cooperar com órgãos governamentais e outras instituições para manter o intercâmbio de conhecimento; e também estimular ações que salvaguardem o patrimônio.

O público também acompanhou as discussões sobre a preservação audiovisual por meio de diversos debates. “Políticas Públicas de Preservação de Imagens em Movimento no Brasil: Balanço e Perspectivas” contou com representantes da Ancine, do CTAV e do Arquivo Nacional. Em “O Acesso à Memória e à Informação – Direitos Autorais, Direitos de Imagens e Direitos Conexos”, houve polêmica na discussão das mudanças em trâmite no Congresso Nacional para a lei de direitos autorais.

Já em  “A Memória da Televisão Brasileira em seus 60 Anos”, os representantes das principais emissoras de TV do país puderam trocar experiências e iniciativas sobre a preservação e acesso de sua memória. Por fim, na reunião sobre “A Pesquisa, a Documentação e o Acesso” foram expostos os relatos de projetos de disponibilização digital de pesquisas e acervos.

O CineOP também discutiu a educação audiovisual, exibiu filmes restaurados da Cinédia,  clássicos sobre o futebol brasileiro e outros curtas e médias-metragens. Foram seis dias de programação gratuita, além de oito oficinas e sessões para as escolas da região.

Confira aqui a íntegra da Carta de Ouro Preto 2010.

Saiba mais sobre o que aconteceu na mostra.

Foto: Exibição de filme no Cine-Praça / CRÉDITO: Alexandre C. Mota/Divulgação