Instituto Iniciativa Cultural vai produzir ProCultura Curatori

Ampliar o mercado audiovisual e atingir segmentos antes não contemplados pelo Estado é o objetivo das novas políticas da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) ao lançar 10 novos programas voltados tanto para a inovação quanto para as suas novas formas de fazer e pensar o audiovisual. A iniciativa está integrada ao Fundo ProCultura de Incentivo à Inovação Audiovisual (FPIIA).

Os programas incluem a entrega de produtos, mas também a qualificação e o aprimoramento profissional, pesquisas, oficinas e workshops. São eles: ProCultura VideoDança, ProCultura Autor Roteirista, Laboratório ProCultura Sonhar TV, ProCultura Inter/Curtas, ProCultura UniverTV, ProCultura VideoClipe, ProCultura LOC Brasil, ProCultura Telefilmes de Invenção no Gênero, Procultura Coletivos Criativos e o ProCultura Curatori, que será realizado e produzido pela equipe do Instituto Iniciativa Cultural em parceria com o MinC.

O Fundo ProCultura de Incentivo à Inovação Audiovisual faz parte do conjunto de oito fundos que integram o Fundo Nacional da Cultura. Ao todo serão investidos, até o final de novembro, R$ 300 milhões nas atividades culturais e artísticas do Brasil, sendo destinados R$ 30 milhões para o setor audiovisual.

Dentre as principais diretrizes do FPIIA estão atuar em gargalos existentes no setor; estimular novos modelos de negócios e formatos; aperfeiçoar a competência artística, técnica, gerencial e financeira das empresas brasileiras; incentivar o aperfeiçoamento na formação e os processos de intercâmbio; promover o acesso da população aos bens e serviços e aprimorar a preservação e a restauração da memória audiovisual.

Procultura Curatori

O edital vai fomentar projetos de curadoria – com pesquisa e crítica audiovisual – que estimulem a organização e difusão de conteúdos para mostras e festivais nacionais e internacionais. O programa será realizado e produzido pela equipe do Instituto Iniciativa Cultural.

Em breve, serão anunciadas neste site as informações sobre as inscrições e as etapas do concurso.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.