29/11/2018 date_img 10h24

Mapeamento do Ecossistema de Realidade Mista no Brasil

A Pesquisa de Pós-doutorado de Ines Maciel “Mapeamento do Ecossistema de Realidade Mista no Brasil”, que conta com Supervisão da Profa. Alessandra Meleiro, e está sediada no CENA/ UFSCAR (Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual), com larga tradição na pesquisa da Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira, busca mapear empresas e informações sobre o ecossistema de Realidade Mista em atuação no país, com o intuito de auxiliar na consolidação de dados que permitam o desenvolvimento de políticas públicas para uma área que possui forte vocação para a inovação.

A pesquisa tem como principal meta criar um banco de dados que reúna informações sobre empresas, associações e grupos ligados ao setor de Realidade Mista, promovendo visibilidade aos projetos em curso e destacando suas especificidades e as redes de produção existentes.

Com essa visão em mente, a pesquisa reunirá dados quantitativos e qualitativos a partir de contatos com representantes de associações e comunidades de desenvolvedores em todo o Brasil, buscando estabelecer um diálogo com criadores, empresas publicadoras e desenvolvedores de plataformas. As informações coletadas poderão contribuir para o embasamento de políticas industriais e tecnológicas para o setor, além de fomentar o desenvolvimento de uma rede colaborativa entre profissionais e empresas do ramo. Somado a esse aspecto, o estudo poderá contribuir no embasamento de futuras pesquisas voltadas para o desenvolvimento do setor como um todo.

CONTEXTO

Apesar da indústria criativa se constituir como um mercado com grande potencial de crescimento, há uma certa carência de estudos sobre esta indústria no país. Da mesma forma, as tecnologias e conteúdos na área de Realidade Mista emergem nesse ambiente da indústria criativa como um nicho que está sendo construído a partir de um ecossistema pautado na inovação. Apesar de existirem profissionais especializados, empresas brasileiras de nível internacional e um grande mercado potencial, a pluralidade de tecnologias e conteúdos cria uma crescente dificuldade na classificação de técnicas e suas aplicações, prejudicando o estabelecimento de uma estrutura conceitual que sirva de base para o estabelecimento de marcos regulatórios para o setor.

Dessa forma, esperamos que produtos resultantes desse mapeamento possam contribuir para potencializar as relações de colaboração e coprodução entre profissionais e empresas com vistas à viabilizar novos projetos e o desenvolvimento da C&T, auxiliando no desenvolvimento de um ciclo virtuoso capaz de auxiliar na formação de políticas públicas para o setor.

Ines Maciel fará um Webinar da Pesquisa no dia 02/04/19, às 15h, com a parceria de FORCINE e dos Grupos de Pesquisa CENA (Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual) e Geminis (Grupo de Estudo sobre Mídias Interativas em Imagem e Som).

Quando: 02/04/2019

Onde: https://webinar.center/live/BBV007840196566468378

Para mais informações, contate: ameleiro@ufscar.br.