Mapeamento da Animação no Brasil

Mapeamento da Animação no Brasil

O Instituto Iniciativa Cultural, de dezembro de 2018 a julho de 2019, prestou Consultoria para a Pesquisa “Mapeamento da Animação no Brasil“, realizada pelo Anima Mundi, em parceria com a J Leiva e consultores.

O mapeamento trouxe o perfil de alguns dos principais agentes do mercado de animação no Brasil, como Produtoras e Animadores independentes, buscando avançar na compreensão dos principais potenciais e gargalos da cadeia produtiva da animação no Brasil. Objetivou, também, gerar informações úteis para o conjunto dos profissionais que atuam na área, fornecendo um perfil mais claro dos principais agentes, suas características, seus potenciais e suas necessidades.

Questões acerca da quantidade de pessoas físicas ou jurídicas atuando no setor, Nº de funcionários, Tempo de existência, Áreas de atuação (curtas, longas, publicidade, TV, etc), Nº de filmes produzidos por ano, Tempo médio de produção, Linguagens com as quais trabalha, Softwares com os quais trabalha, Formação dos principais profissionais, Participação em festivais nacionais e internacionais, Premiações, Faturamento, Fontes de financiamento, Perspectivas para os próximos anos e Gargalos do setor foram algumas das que foram respondidas pelo Mapeamento.

O lançamento do Mapeamento ocorreu durante o Festival Anima Mundi 2019, na Unibes Cultural, em São Paulo, e encontra-se disponível para consulta em http://mapeamentoanimacao.com.br/.