Grupos de Pesquisa

Dynamics of World Cinema

Temas
Blockbusters Globais, Circuito de Festivais, Distribuição Diaspórica, Disseminação por internet.

Pesquisadores
Professor Dina Iordanova (Principal Investigator)
Email:
di1@st-andrews.ac.uk

Professor Stuart Cunningham (Co-investigator)

Dr Ruby Cheung (Research Associate)
Email
: wyrc@st-andrews.ac.uk

Dr Ragan Rhyne (Research Associate)
Email:
rar10@st-andrews.ac.uk

Mr. Thomas Gerstenmeyer (Research Associate)
Email:
thgg@st-andrews.ac.uk

Ms. Serazer Pekerman (secretary)
Email:
bsp6@st-andrews.ac.uk

Objetivos
Dinâmicas do Cinema Mundial é um projeto de pesquisa conduzido pelo Centre for Film Studies da University of St Andrews e financiado pela Leverhulme Trust.

Este projeto de dois anos e meio de estudo (2008-2011) examinará os modelos de ciclos dos circuitos de distribuição e exibição cinematográfica, e as dinâmicas dos padrões da complexa interação entre eles.

O projeto é focado em quatro áreas da circulação global do cinema não-Hollywoodiano: a penetração internacional através da distribuição dos blockbusters, o cicuito de festivais de filmes, a circulação cinematográfica via canais da diáspora, assim como as várias formas de disseminação pela internet. O projeto destaca-se por correlacionar estes diferentes elementos e enfatizar as dinâmicas de interação.

Site: http://www.st-andrews.ac.uk/worldcinema/

Economia da Comunicação e da Cultura: a comunicação e a cultura como elementos estruturantes de novos modos de produção

Temas
Economia da Cultura e da Comunicação; Economia da Indústria Audiovisual; Economia do Cinema e da Televisão; Indústrias Culturais; Economia Política da Comunicação.

Pesquisadores
Gilvan de Oliveira Vilarim
E-mail:
gilvan.vilarim@gmail.com

Giuseppe Mario Cocco
E-mail:
giuseppe.cocco@pq.cnpq.br

Objetivos
1) Problematizar os condicionantes de desenvolvimento das chamadas indústrias culturais no Brasil (em especial indústria da música e do audiovisual) tendo como referência, por um lado a convergência multimídia e os novos modos de produção articulados em torno do trabalho imaterial e, por outro lado, o marco regulatório vigente no país.
2) Pesquisar a comunicação e a cultura como elementos estruturantes de novas formas de organização da produção.

Economia do Audiovisual e das Indústrias Criativas

Temas
Economia do Audiovisual e das Indústrias Criativas

Pesquisador
Gilson Schwartz
E-mail:
schwartz@usp.br

Objetivo
Reunir contribuições de docentes, não-docentes e discentes do CTR-ECA-USP e demais interessados na economia do audiovisual e das indústrias criativas. As atividades serão organizadas em torno de 5 eixos: pesquisa, ensino, extensão, publicações e eventos.

Site: http://dant.incubadora.fapesp.br/portal

Economia do Entretenimento

Temas
Economia da cultura; Economia do audiovisual; Economia do entretenimento.

Pesquisadores
Ary Vieira Barradas
E-mail:
ary@nuca.ie.ufrj.br

Fabio de Silos Sa Earp
E-mail:
saearp@ie.ufrj.br

Jorge Chami Batista
E-mail:
jchami@pq.cnpq.br

George Edward Machado Kornis
E-mail:
gkornis@gmail.com

Economia da Cultura (GEPEC)
Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult)

Origem
O GEPEC-BA foi criado em 24 de agosto de 2005, por iniciativa de alunos da primeira turma da disciplina Economia da Cultura do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PÓSCULTURA) da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Objetivo
Estudar, produzir e difundir conhecimento em economia e gestão da cultura, contribuindo para a elaboração de políticas e projetos em cultura e desenvolvimento.

Lógica de atuação
Destaca-se, na composição do grupo, a existência de profissionais com formação diversificada. Esta característica possibilita o aperfeiçoamento de uma abordagem multidisciplinar, indispensável para o desenvolvimento de estudos focados no campo cultural.

O caráter multidisciplinar pode ser observado nos trabalhos produzidos, exclusivamente, por seus membros, e vem sendo ratificado nas parcerias com pesquisadores/profissionais que adotam filosofia similar, compartilhando com o mesmo objetivo.

Projetos em curso
Atualmente, o GEPEC-BA está elaborando um projeto de coletânea de artigos sobre o tema economia da cultura na Bahia, a fim de compor uma publicação. Os artigos estão em fase de elaboração.

Pesquisadores
Coordenador: Paulo Miguez
Archimedes Ribas Amazonas, Carolina Santos Petitinga, Carmen Lucia Castro Lima, Cesar de Oliveira Franca, Iara Gonzaga Ramos, João Paulo Rodrigues Matta, Mércia Maria Aquino de Queiroz, Raquel Gonzaga Ramos.

Site: http://www.cult.ufba.br/pesquisas_gepec.html