Quem Somos

Vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e ao Programa de Mestrado Profissional em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA) tornou-se um Grupo de Pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa pesquisar as indústrias audiovisuais no mundo, gerando atividades que auxiliem na reflexão do universo cinematográfico e audiovisual, nacional e internacional.

Sua criação, em maio de 2009 – quando esteve vinculado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e ao Instituto Iniciativa Cultural, foi motivada pela ausência de um observatório brasileiro que reunisse dados não só do setor no Brasil, mas em todos os continentes. Para isso, manteve intercâmbio com um grande número de organizações parceiras, organizações profissionais da indústria e uma larga rede de colaboradores, analistas, acadêmicos e gestores públicos – nacionais e estrangeiros – que atuam no mesmo segmento.

Com estudos, análises, artigos, reportagens, entrevistas, críticas, estatísticas,  legislação, agrega os diversos modelos de gestão de políticas para o audiovisual no mundo (África, Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos) e um sistema de informações para o monitoramento das atividades da indústria cinematográfica em seus diversos meios de produção, distribuição, exibição, difusão e preservação.

O CENA pretende atender às necessidades e expectativas presentes e futuras de gestores públicos e privados da área cinematográfica, pesquisadores, profissionais da indústria e interessados em geral. Por meio da parceria entre o Instituto Iniciativa Cultural e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a equipe fundadora do CENA organizou e produziu a  primeira edição do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010). Os contemplados nas modalidades tese de doutorado, dissertação de mestrado e pesquisa independente tiveram os seus trabalhos publicados em formato de livro, com 1500 exemplares, formando a Coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira.

Destaques de ações do CENA no ano de 2018, incluem:

– Participação da profa. Dra. Alessandra Meleiro na Pesquisa What makes Danish TV Series Travel: Drama series as cultural export, transnational production and reception? (2014-2018), envolvendo acadêmicos da Austrália, Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Turquia, que investigou o que faz as séries de TV Dinamarquesas circularem transnacionalmente. Pesquisa vinculada ao Departament of Media Studies/ School of Communication and Culture, Aarhus University, com financiamento do YDUN (Younger women Devoted to a University career)/ The Danish Council for Independent Research;

– A profa. Dra. Alessandra Meleiro passou a ser Mentora do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), participando de ações, reuniões e encontros presenciais e/ou virtuais para apresentação, discussão e/ou reflexão sobre temas e iniciativas para a contínua capacitação e desenvolvimento do jovem profissional audiovisual e do estudante universitário para o mercado nacional e internacional;

– Participação na implantação do curso de média duração “Gestão de Negócios Audiovisuais da Fundação Getúlio Vargas/ FGV Management SP;

– Participação no diagnóstico das principais carências de capacitação no setor audiovisual brasileiro para Netflix;

– Organização da Mostra de Cultura Audiovisual Inclusiva, que incluiu obras audiovisuais dos alunos do Bacharelado em Imagem e Som sobre “Ética do Intérprete de Libras”, uma parceria entre a disciplina Ética Profissional do Intérprete, ministrada no TILSP, e a disciplina Produção Audiovisual, da Imagem & Som – UFSCar;

– Realização, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, de um Ensaio Audiovisual para a Pesquisa intitulada “A utilização de um audiovisual para abordagem do tema Bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica”, da mestranda Tieko Akita. A parceria envolveu o Prof. Dr. Ricardo Castro de Oliveira (Instituto Federal), a Profa. Dra. Alessandra Meleiro e a Profa. Ms. Joyce Cury (Imagem e Som/ UFSCar), além dos alunos da Graduação de Imagem e Som.

Destaques de ações do CENA no ano de 2019, incluem:

– Participação na Pesquisa do Anima Mundi (Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação), com foco no Mapeamento do Mercado de Animação no Brasil, visando avançar na compreensão dos principais potenciais e gargalos da cadeia produtiva da animação no Brasil.

Destaques de ações do CENA no ano de 2020, incluem:

Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual no Brasilrealizado pelo Fórum Brasileiro de Cinema e Audiovisual (FORCINE), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), com apoio do CENA, foi idealizado e coordenado por Alessandra Meleiro e Tainá Xavier. A publicação apresenta os dados coletados em 2020 no contato com 169 cursos de cinema em todo o país.

Mapeamento do Ecossistema de XR no Brasil, desenvolvida pela Pós-doutoranda Inês Maciel, e que conta com Supervisão da Profa. Dra. Alessandra Meleiro, busca mapear empresas e informações sobre o ecossistema de Realidade virtual, Realidade Expandida e Realidade Mista em atuação no país, com o intuito de auxiliar na consolidação de dados que permitam o desenvolvimento de políticas públicas para uma área que possui forte vocação para a inovação.

Destaques de ações do CENA no ano de 2021, incluem:

Mapeamento das Entidades Representativas do Setor Audiovisual no Brasil, realizado pelo IC – Instituto das Indústrias Criativas, com patrocínio da Spcine, contou com o apoio de diversos pesquisadores do CENA. A pesquisa visa coletar informações das entidades representativas do setor audiovisual (Associações, Sindicatos Patronais, Sindicatos dos Técnicos, Coletivos, Fóruns, Conselhos de Cultura, dentre outros – formalizadas ou não), de todos os níveis de abrangência (nacionais, regionais, estaduais, municipais) e de todos os elos da cadeia produtiva do setor audiovisual, de forma a subsidiar a elaboração de políticas públicas para o audiovisual.

Curadoria do Seminário Encontros de Cinema, no Itaú Cultural, juntamente com Debora Ivanov. O evento, desde 2013, debate o fazer do cinema e suas tendências contemporâneas. Em 2021 teve como tema Gestão do Audiovisual, enfatizando como o planejamento, a organização e o monitoramento de processos são vitais para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do setor – da produção e distribuição à exibição e consumo.