Quem Somos

Vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir de maio de 2015, o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA) tornou-se um Grupo de Pesquisa certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que visa pesquisar as indústrias audiovisuais no mundo, gerando atividades que auxiliem na reflexão do universo cinematográfico e audiovisual, nacional e internacional.

Sua criação, em maio de 2009 – quando esteve vinculado ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e ao Instituto Iniciativa Cultural, foi motivada pela ausência de um observatório brasileiro que reunisse dados não só do setor no Brasil, mas em todos os continentes. Para isso, manteve intercâmbio com um grande número de organizações parceiras, organizações profissionais da indústria e uma larga rede de colaboradores, analistas, acadêmicos e gestores públicos – nacionais e estrangeiros – que atuam no mesmo segmento.

Com estudos, análises, artigos, reportagens, entrevistas, críticas, estatísticas,  legislação, agrega os diversos modelos de gestão de políticas para o audiovisual no mundo (África, Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos) e um sistema de informações para o monitoramento das atividades da indústria cinematográfica em seus diversos meios de produção, distribuição, exibição, difusão e preservação.

O CENA pretende atender às necessidades e expectativas presentes e futuras de gestores públicos e privados da área cinematográfica, pesquisadores, profissionais da indústria e interessados em geral. Por meio da parceria entre o Instituto Iniciativa Cultural e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, a equipe fundadora do CENA organizou e produziu a  primeira edição do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010). Os contemplados nas modalidades tese de doutorado, dissertação de mestrado e pesquisa independente tiveram os seus trabalhos publicados em formato de livro, com 1500 exemplares, formando a coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira.

EQUIPE

PESQUISADORES

Profa. Dra. Alessandra Meleiro (Líder do Grupo – CNPq/ UFSCar)
Profa. Dra. Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques (UFF)
Profa. Dra. Luciana Rodrigues Silva (FAAP)
Prof. Dr. Guilherme Carvalho da Rosa (UFPEL)