Acervos Audiovisuais

Acervos Audiovisuais

O Serviço Social do Comércio – SESC SP –  realiza, desde 2009, encontros que versam sobre os temas de Arquivo e Patrimônio, História e Memória. Os temas são propostos pelo SESC Memórias, responsável por coletar, tratar e guardar a documentação produzida e acumulada pelo SESC SP com o compromisso de preservação e divulgação de sua história.

Os Encontros SESC Memórias acontecem semanalmente (às terças-feiras) no Centro de Pesquisa e Formação SESC São Paulo, localizado na unidade SESC Vila Mariana, Rua Pelotas, 141, 5º andar, Torre A, São Paulo.

PALESTRA

Visitando as imagens eternas

Um filme ou qualquer outro produto audiovisual tem data para começar, mas sua fruição, de fato, não deve acabar nunca mais. Imaginemos quantos cuidados e quantas ações, ao longo de mais de cem anos, foram necessárias para que ainda possamos nos impressionar com a “Chegada do Trem à Estação”, filme que inaugurou o cinema em 1895. A cultura da preservação dos acervos audiovisuais deve fazer parte da formação da cidadania, pois esses acervos são patrimônio da nação.

Com Marilia Franco, graduada em cinema, mestre e doutora em Artes pela ECA/USP. Professora do Curso Superior do Audiovisual – ECA-USP.  Ex-diretora docente da EICTV – San Antônio de los Baños – Cuba. Criou e dirigiu por cinco anos a TVUSP. Professora visitante de Universidades no Brasil e no exterior. Membro e atual Vice presidente do CPCB – Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro – e membro da ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

Quando: 07/05/2013 (terça-feira), das 14h às 17h.

PALESTRA

Documentos Audiovisuais: características físicas e a permanência histórica dos materiais no tempo

Ementa: Identificação dos principais suportes audiovisuais (ópticos e magnéticos), características físico-químicas e os agentes de deterioração, introdução à catalogação audiovisual, reflexão sobre a relação do homem com os registros de imagem no tempo e no espaço.

Com Daniela Giovana Siqueira, especialista em preservação audiovisual com atuação em arquivos de imagem em Minas Gerais e São Paulo. Mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG. Professora do curso de Gestão Arquivística da FESP SP.

Quando: 14/05/2013 (terça-feira), das 14h às 17h.

CURSO

Preservar as imagens em movimento

Ementa: Este curso tem como objetivo traçar um panorama da história do audiovisual, do surgimento do cinema até as tecnologias digitais, buscando compreender as características de cada contexto específico e apontando as principais mudanças ocorridas ao longo do tempo. Além de conhecer melhor os suportes nos quais as imagens em movimento têm sido registrados e exibidos, o aluno receberá orientações básicas sobre os avanços e desafios para a preservação do passado do cinema, da televisão e dos meios digitais.

Com Rafael de Luna Freire, professor de História do Cinema Brasileiro na Universidade Federal Fluminense (UFF). É mestre e doutor em Comunicação pela UFF, com passagem pela University of California – Los Angeles (UCLA). É diretor da Associação Cultural Tela Brasilis, membro da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) e diretor técnico da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA). Trabalhou entre 2002 e 2008 na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e realizou estágio na Filmoteca Española. É autor de vários artigos e livros sobre a história do cinema brasileiro e mantém, desde 2008, o blog www.preservacaoaudiovisual.blogspot.com, principal referência sobre o assunto, em português, na internet.

Programa:

Aula 1 – A emergência do cinema e as primeiras iniciativas para sua preservação para a posteridade.

Aula 2 – O apogeu do cinema silencioso, a chegada do cinema sonoro e o surgimento das primeiras cinematecas.

Aula 3 – O cinema se adapta à concorrência da televisão e o universo das imagens em movimento se amplia.

Aula 4 – Entender e preservar o cinema digital.

 

Quando: Dias 21, 22, 23 e 24/05/2013 (terça-feira), das 14h às 17h.

PAINEL

Organização e difusão de acervos audiovisuais

Ementa: O Centro de Referência Audiovisual (CRAV), espaço da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, irá apresentar seu acervo focando a experiência com a documentação audiovisual. Nesse diálogo serão tratadas questões sobre identificação, catalogação, organização, higienização, manuseio, guarda, legalização, produção de material didático sobre preservação audiovisual e difusão.

Com Soraia Nunes Nogueira graduada em Belas Artes com habilitação em Cinema de Animação (2001) pela UFMG, especialista em Artes Visuais pelo SENAC e mestre em Artes e Tecnologia da Imagem (2004) pela UFMG (Projeto: “A imagem cinematográfica como objeto colecionável: o colecionador na era digital”, 2004. Orientador: Luiz Nazario). É doutoranda em Artes: Criação e Crítica da Imagem em Movimento (Projeto: “A animação nos acervos brasileiros: paralelos e convergências entre processos de preservação audiovisual e a linguagem e técnica animada”. Orientador: Luiz Nazario). Tem experiência na área de Artes Visuais em: desenho, animação, design gráfico, computação gráfica, preservação de filme e docência. Atualmente trabalha como funcionária pública no cargo de Técnico de Nível Superior em Artes Visuais no Centro de Referência Audiovisual – CRAV / FMC.

Quando: 28/05/2013 (terça-feira), das 15h às 17h.

Mais informações: sescmemorias@sescsp.org.br