Tecnologia digital para a indústria

Por Vinicius Azevedo Pereira

Apesar dos incentivos, a indústria tem dificuldades de colocação do produto nacional no mercado, já que enfrenta grande concorrência com os filmes americanos em um circuito exibidor subofertado. A falta de estímulo para uma associação com a televisão faz também com que a produção independente brasileira dificilmente chegue a essa mídia.

O surgimento da tecnologia digital, entretanto, permite que essa situação se reverta. Com a sua implementação, é possível aumentar o parque exibidor de salas de cinema, diminuir os custos de distribuição e criar um imenso espaço para a produção audiovisual brasileira independente na televisão e em novas mídias.

A efetivação das tecnologias digitais nesses moldes necessita, entretanto, da aprovação de vários agentes que nem sempre se beneficiarão com a adoção dessas medidas.

Este trabalho analisa a produção cinematográfica brasileira atual, que vem crescendo ano após ano desde a implantação da regulamentação que estimula a atividade. Também investiga as novas tecnologias e de que maneira elas irão ou poderão influenciar e modificar a estrutura do cinema, mais especificamente o cinema brasileiro, tal qual o conhecemos hoje, baseado no tripé produção, distribuição e exibição.

O primeiro capítulo mostra como o cinema brasileiro se reergueu a partir da Retomada, qual o impacto econômico das principais medidas adotadas pelo governo e também quais as principais objeções dos cineastas brasileiros ao modelo adotado, suas maiores frustrações. Em seguida, trabalhamos a estrutura de distribuição e exibição de filmes no Brasil, setores apontados hoje em dia como os maiores deficientes da indústria nacional de cinema.

O terceiro capítulo explica as principais discussões em torno da adoção do sistema de distribuição e exibição digital no cinema e sua atual implantação no Brasil. E o quarto explora a continuação da distribuição de filmes brasileiros e produtos audiovisuais nos mercados complementares às salas de cinema: as novas mídias que surgem com o nascimento da telefonia celular, a expansão da internet banda larga e a digitalização da TV por assinatura e da TV aberta.

Faça o download e confira o estudo na íntegra.