Projeto de pesquisa Danish TV Drama Series

“Danish TV Drama Series” é o título de uma pesquisa internacional financiada pelo governo dinamarquês com colaboração de profissionais e acadêmicos de diversos países. A pesquisa visa  investigar o sucesso das séries de TV dinamarquesas que circulam pelo mundo.

O projeto tem entre seus pesquisadores a doutora Alessandra Meleiro, presidente do Iniciativa Cultural, e coordenação de Anne Marit Waade, da Aarhus University, além de colaboradores na Australia, Alemanha, Turquia e Estados Unidos.

O principal foco do projeto é investigar todos os estágios do sistema produtivo das séries de TV dinamarquesa, desde sua criação, distribuição e recepção pelo publico. A pesquisa realiza estudos empíricos (exportação, co-produção, remakes) e recepção (estudos de audiência em três níveis) e dialoga com representantes das comunidades no mundo que recebem e produzem esses produtos midiáticos.

A principal hipótese é que transformações específicas e criações de valor estão acontecendo em todos os estágios do sistema produtivo da produção de televisão dinamarquesa, da ideia aos processos de produção, distribuição e recepção, respectivamente. O fenômeno exige um repensar teórico da complexidade centro / periferia dentro da TV global, em particular as proximidades culturais, o estilo de viagem, o valor da produção e o papel da produção televisiva das nações pequenas. O projeto realiza estudos empíricos de produção (exportação, coprodução, remakes) e recepção (estudos de audiência em três níveis), desenvolvendo o modelo Screen Idea System para estudar o processo de séries televisivas itinerantes”.

Através de palestras, workshops, coleta de dados e troca de ideias, o projeto de pesquisa interdisciplinar e transnacional tem como foco responder questões especifica sobre esse fenômeno de como essas produções locais tem sucesso em circulação no mercado global de produção audiovisual. Grupos focais e subdivisão na equipe de pesquisa visam aprofundar os resultados de questões chaves a serem respondidas pelo projeto. A presidente do Instituto Iniciativa Cultural Alessandra Meleiro, é a pesquisadora responsável pelos estudos de audiência sobre as series no mercado brasileiro.

O projeto engloba quatro sub questões distintas, cada uma delas iluminando partes significativas deste processo e incluindo um conjunto particular de materiais empíricos e abordagens teóricas:
1. Como podemos considerar as séries dramáticas de TV dinamarquesas como uma marca internacional?
2. O que, a partir de uma perspectiva de produção transnacional, faz com que as séries de televisão dinamarquesa sejam exportadas?
3. Como as séries de televisão dinamarquesas são interpretadas e valorizadas entre audiências no exterior, em países como Austrália, Brasil, Alemanha, Japão, Turquia e EUA?
4. Como as séries das nações pequenas desafiam o complexo centro-periferia na indústria e na cultura globais de mídia?

Para mais informações sobre o Projeto, acesse http://danishtvdrama.au.dk/.