Ana Paula Santana assume a SAV

Foi nomeada, no dia 2 de fevereiro, a nova secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Ana Paula Santana, escolhida recentemente pela ministra Ana de Hollanda. Além de a mais jovem da equipe, Ana Paula é a primeira mulher a assumir o cargo antes ocupado pelo roteirista Newton Cannito. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União.

“Considero o convite da ministra Ana de Hollanda, antes de tudo, uma decisão corajosa, que me motiva a trabalhar cada dia mais para o meu país.”

Carreira

Ana Paula foi assessora na extinta TV Cultura e Arte e ingressou no Ministério da Cultura como estagiária, em 2002. Há nove anos dedica-se exclusivamente ao setor audiovisual. Na SAv, dentre outras funções, foi coordenadora de intercâmbio cultural, assessora internacional e jurídica do secretário, gerente de fomento às atividades audiovisuais, chefe de gabinete da SAv, de 2007 a 2010, secretária do Audiovisual substituta e, até antes do convite da ministra, diretora de Programas e Projetos Audiovisuais.

Sobre a sua experiência na SAv, Ana Paula relata que foi muito privilegiada em ter convivido com os secretários anteriores: “Aprendi muito com José Álvaro Moisés, que me deu a oportunidade de trabalhar com Lisiane Taquary, que teve a sensibilidade de evidenciar e investir no meu trabalho; com a confiança e sabedoria de Orlando Senna; com a ética, respeito ao trabalho público e com a trajetória de construção institucional do audiovisual brasileiro de Silvio Da-Rin; com a criatividade e o poder de inovação de Newton Cannito”.

Propostas

A nova secretária assegurou que continuará com o trabalho que a Secretaria do Audiovisual desenvolveu nos últimos anos e pretende avançar muito. Avançar no poder criativo do indivíduo, no papel indutor do Estado em criar mecanismo de sustentabilidade das ações e processos, e pretende contar com apoio do setor para a construção conjunta de políticas para o audiovisual brasileiro e para aumentar a sua presença no cenário internacional.

A secretária Ana Paula também pretende reforçar a competência de formulação de políticas na Secretaria do Audiovisual, tendo em vista que este setor tem papel estratégico na política do Estado brasileiro.

“Não podemos nos esquecer, em nenhum momento, que o Audiovisual, desde a preservação da memória e dos acervos até os mecanismos de distribuição e difusão, compreende um elo de ações importantes, que merecem olhar apurado e ações e políticas efetivas. O Audiovisual é uma das molas propulsoras à Economia Criativa, economia de serviços, dos coletivos criativos, onde ideias, conceitos, processos e inovação são ativos que agregam os valores que o público consumidor deseja e escolhe”, afirma.

Revolução criativa

A nova secretária afirma não gostar de trabalhar com marca de gestões, mas quer deixar um legado de construção à identidade cultural de sua geração.

“A minha geração, infelizmente, se perdeu da cultura brasileira. Agora eu tenho a oportunidade de tentar reparar essa perda, trabalhando em conjunto com os mestres e com os jovens, estimulando o aprendizado que se tem com a troca de experiências, valorizando o que o nosso país tem a nos dar. Acho que minha geração pode fazer uma revolução criativa”.

Fonte: Assessoria de Comunicação SAv/MinC