Dossiê Especial da Revista África(s)

Com organização de Alessandra Meleiro e Lucia Ramos Monteiro, foi lançado o Dossiê Especial da Revista África(s), publicação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras da Universidade do Estado da Bahia — UNEB.

O Dossiê é uma homenagem à Mahomed Bamba, que faleceu na madrugada do dia 16 de novembro de 2015, aos 48 anos, deixando uma trajetória brilhante e de valiosa contribuição na pesquisa em audiovisual, sobretudo no que diz respeito aos cinemas africanos e estudos de recepção.

Apresentação – Mahomed Bamba
Ivaldo Marciano

Apresentação do Dossiê
Alessandra Meleiro e Lucia Monteiro

Mueda, Memória e Massacre (1979-1980), by Ruy Guerra
Raquel Schefer

A Avó e o Jogo, Ou o Arquivo Colonial “em Movimento” nos Vídeos de Raquel Schefer
Ana Balona

As contradições do projeto da nação moçambicana pós-independência no filme Virgem Margarida (2012), de Licínio Azevedo
Alex França

Em nome do cinema-ação e das utopias terceiro-mundistas: intervenção dos cineastas estrangeiros no cinema moçambicano (anos 70-80)
Mahomed Bamba

Yabaa, Cinefilia e Realismo sem Fronteiras
Lucia Nagib

O Consumo Audiovisual em Moçambique. Relato de viagem, Dezembro de 2016
Mateus Nagime

Projecto Instituto Moçambicano: uma montagem de afeto
Catarina Simão

Soft Power and South African film: Negotiating mutually incompatible agendas?
Paul Cooke

Os Soldados-Narradores e as “Placas Tectônicas da História”: Memória e Política nos Documentários As Duas Faces da Guerra (2007) e Cartas de Angola (2012)
Alexsandro de Sousa e Silva

Transnacionalização de Talentos e Tecnologias no Campo Cinematográfico: o Caso Moçambique
Alessandra Meleiro e Mahomed Bamba

Zakat in Maroua: the Irrelevance Models for Socio-Economy and Justice (Northern Cameroon)
Ousmanou Adama

Dossiê Especial da Revista África(s)
V. 04, n. 07, 142 p., jan./jun. 2017 ISSN 2446-7375.