Lançamento online do e-book “Pandemidia: vírus, contaminações e confinamentos”

“Pandemidia: vírus, contaminações e confinamentos” tem lançamento online e estará disponível gratuitamente

Numa “live” no dia 10/04/2021, às 15h, aconteceu o lançamento de Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos”, e-book que reúne diversos autores para refletir como as mídias audiovisuais se impuseram e geraram novas possibilidades artísticas, comunicacionais, educativas, entre outros aspectos, durante a pandemia. O livro conta com Prefácio assinado por Alessandra Meleiro.

Lançamento online do livro Pandemídia

A disseminação do coronavírus em escala mundial criou um panorama inesperado no ano de 2020. A maioria das pessoas ficou confinada em suas moradias. Rapidamente, diversos fenômenos audiovisuais foram criados na esteira das tecnologias digitais, que já vinham se tornando cotidianas na vida diária do planeta. Pandemídia se refere a este momento, em que um vírus letal nos colocou diante das mais variadas telas e manifestações de comunicação e de presença. Algumas reflexões sobre esse acontecimento estão aqui, nesta publicação. São pensamentos que buscam compreender este estranho cruzamento da pandemia com a mídia, com a solidão do confinamento, com o perigo real da contaminação e, por consequência, da morte. À crise sanitária que se instaurou, somam-se as crises pessoais, sociais e políticas, mas, também uma explosão criativa que delas decorre.

Numa variedade de abordagens, alguns textos se referem ao presente e ao futuro do audiovisual, partindo do momento extremo em que estamos vivendo. Outros focam, sempre sob o impacto da pandemia, em eventos específicos, as redes sociais, a produção artística contemporânea, as possíveis narrativas da Internet, o fenômeno das “lives” etc. Ensaios fotográficos e pesquisas de imagem se alternam com os pensamentos cinematográfico, sociológico e filosófico, tendo ainda espaço para o textos livres e de ficção.

Pandemídia: vírus, contaminações e confinamentos é organizado por Almir Almas, Luís Fernando Angerami Ramos, Deisy Fernanda Feitosa, Daniel Lima, Lyara Oliveira, João Knijnik, e Projeto Gráfico de Daniel Lima; é criação do LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais e é uma publicação da Escola de Comunicações e Artes/USP e da Invisíveis Produções, do ano de 2020.

O LabArteMídia é um laboratório e grupo de pesquisa, certificado USP e CNPq, vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.