Livro Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável

A publicação do Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável acaba de ser publicada pela VIA Estação Conhecimento, EGC e Universidade Federal de Santa Catarina. O evento teve a participação de representantes de instituições governamentais, não-governamentais, pesquisadores e empreendedores de diferentes partes do mundo que trouxeram suas experiências, olhares e percepções que contribuíram para uma visão mais ampla em torno das possibilidades de soluções construídas através da cultura no território.

O desenvolvimento é o propósito da humanidade e a cultura a vitalidade para a construção e consolidação de territórios inclusivos em âmbito global. Esta frase, justifica o ano de 2021 ser escolhido pela Unesco para homenagear em nível internacional a economia criativa. Para contribuir com essa homenagem, o livro representa uma das ações originadas através do evento Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável ocorrido entre 18 e 19 de novembro de 2021, e concebido para apoiar as discussões sobre o tema da economia criativa e os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas.

Os doze capítulos apresentam pesquisas elaboradas por investigadores de distintas origens institucionais no Brasil orientadas pelo campo da economia criativa e do desenvolvimento. Com vistas a ampliar as alternativas e escolhas da sociedade através da cultura em harmonia com dimensões como as da sustentabilidade, governança, solidariedade, redes e políticas públicas e desenvolvimento urbano.

Alessandra Meleiro, Coordenadora do CENA, assina com Ines Maciel o capítulo “Indústrias Criativas e culturais e o ecossistema XR no Brasil”.