Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual no Brasil

Desenvolvido em parceria por FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual), SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema) e CENA (Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual), através de Alessandra Meleiro, o Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual do Brasil dá prosseguimento às discussões no âmbito do XV Congresso do FORCINE e faz parte de um conjunto de ações que vêm mapeando a diversidade no Ensino Superior e no Audiovisual brasileiros, como os estudos do grupo GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinares e Ações Afirmativas) da UERJ e os informes de Participação Feminina na Produção Audiovisual Brasileira da Ancine.

A ação tem como objetivos gerais:

– Formular um documento contendo diretrizes para implementação de políticas para a diversidade nas escolas de cinema e audiovisual do Brasil;
– Elaborar instrumento de aplicação pelas escolas para constante acompanhamento de produções e egressos.

O escopo abrange os cursos de cinema e audiovisual (Bacharelados, Tecnólogos, Licenciaturas, Especializações e Cursos livres) através do:

– Mapeamento dos corpos docentes e técnicos dos cursos de cinema e audiovisual brasileiros;
– Identificação de políticas, iniciativas, projetos de pesquisa/extensão e coletivos com foco em diversidade e acessibilidade no audiovisual;
– Levantamento de demandas específicas das escolas e das regiões;
– Identificação de representações discentes das escolas.

Para tanto, um questionário será preenchido por uma representação da escola (coordenação, secretaria ou outra) através deste link.

_____________________________________________________________________________

Concepção
Tainá Xavier (Unila)
Alessandra Meleiro (CENA/ UFSCar)