Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual

Na primeira edição do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual (2009-2010), foram selecionados os trabalhos de Alice Dubina Trusz (RS), Hadija Chalupe da Silva (RJ) e Leandro Valiati (RS), cujo tema em comum abordado foi o mercado cinematográfico e audiovisual brasileiro.

Na categoria Tese de Doutorado, o trabalho de Alice Dubina Trusz, intitulado “Entre lanternas mágicas e cinematógrafos – As origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre (1861-1908)” e defendido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), investiga as práticas que caracterizaram a exploração comercial do cinematógrafo para fins de entretenimento desde a sua introdução na cidade, em 1896, até a abertura das primeiras salas permanentes especializadas na exibição cinematográfica, em 1908.

A distribuição de filmes nacionais foi o tema do trabalho de Hadija Chalupe da Silva, vencedor na categoria de Dissertação de Mestrado, apresentado na Universidade Federal Fluminense (UFF). Na obra, a autora propõe um estudo comparativo das formas de inserção do filme nacional no mercado brasileiro, analisando as formas de distribuição de um filme feito com uma grande campanha de lançamento, o lançamento de um filme médio e lançamento de filme miúra. Como objeto de estudo, foram escolhidos cinco filmes lançados no ano de 2005: “Dois Filhos de Francisco”, de Breno Silveira; “Cabra Cega”, de Toni Venturi; “Casa de Areia”, de Andrucha Waddington; “Cidade Baixa”, de Sérgio Machado; e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes.

Por fim, na categoria de Pesquisa Independente, realizada fora do âmbito acadêmico, foi premiado o trabalho de Leandro Valiati. A pesquisa “Economia da cultura e do cinema – Notas empíricas sobre o Rio Grande do Sul” analisa o mercado de trabalho, a produção e seus efeitos multiplicadores, e o mercado de exibição. A intenção do autor é contribuir para a formação de um método de análise que permita a construção de programas de ação técnicos consistentes, com o objetivo de buscar a sustentabilidade a partir de uma gestão eficiente.

Veja o clipping e confira tudo o que foi publicado sobre o Prêmio SAV no período de inscrições, divulgação dos vencedores e também no lançamento dos livros.