Coleção Cinema no Mundo

Coleção Cinema no Mundo

 

cinema no mundo/áfrica

Cinema no Mundo: indústria, política e mercado (Vol. I: África)

Organizadora: Alessandra Meleiro

O livro apresenta uma ampla análise das realidades da indústria cinematográfica africana do passado, dos desafios do presente e traz esperança para o futuro. A interseção entre aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais é cuidadosamente associada aos eventos recentes da indústria cinematográfica africana. Leia mais

cinema no mundo/ América Latina

Cinema no Mundo: indústria, política e mercado (Vol.II: América Latina)

Organizadora: Alessandra Meleiro

Idéias criativas foram introduzidas na América Latina para reanimar sua indústria cinematográfica. Usando fundos de co-produção e promovendo o interesse dos públicos locais e internacionais, a Argentina conseguiu aumentar o número de filmes de produção doméstica mesmo em tempos de grave crise econômica. Avanços na integração regional por meio do Mercosul também facilitam a melhor articulação de políticas culturais e leis na região, com um efeito positivo na indústria cinematográfica. Um movimento para tornar a produção e os esquemas de distribuição mais democratizados e independentes faz parte dos esforços para consolidara integração cultural, social e econômica da América Latina. Leia mais.

cinema no mundo/ásia

Cinema no Mundo: indústria, política e mercado (Vol.III: Ásia)

Organizadora: Alessandra Meleiro

A situação da indústria cinematográfica na Ásia indica duas ocorrências contrastantes: o declínio no Japão e a expansão na China. O segundo maior mercado para filmes, o Japão, tornou-se altamente dependente da locação de vídeos. O leitor tomará conhecimento de importantes mudanças em curso na região. Leia mais.

cinema no mundo/estados unidos

Cinema no Mundo: indústria, política e mercado (Vol.IV: Estados Unidos)

Organizadora: Alessandra Meleiro

É impossível estudar a indústria cinematográfica mundial do século XXI sem uma análise detalhada e mais crítica do papel hegemônico desempenhado pela indústria cinematográfica dos EUA, em geral, e de Hollywood, em particular. O atual predomínio dos estúdios de Hollywood e da Motion Picture Association como o principal grupo do mundo em termos de produção, distribuição e exibição de filmes no mercado mundial e, conseqüentemente, sua fatia majoritária da renda da indústria cinematográfica global merecem um exame minucioso. Leia mais.

cinema no mundo/ europa

Cinema no Mundo: indústria, política e mercado (Vol.V: Europa)

Organizadora: Alessandra Meleiro

É interessante saber que, na Europa, as intervenções políticas para apoiar a indústria cinematográfica nacional começaram nos anos 20 e se tornaram efetivas depois da Segunda Guerra Mundial. Instituições foram criadas na maioria dos países europeus para a adoção de políticas de promoção e financiamento do setor audiovisual. Mais tarde, o Conselho da Europa recomendou novos mecanismos para estimular a produção cinematográfica. Mais recentemente, em 1992, a Convenção Européia e seu Fundo para a co-produção de filmes entraram em vigor com o objetivo de revitalizar a indústria cinematográfica européia e reconquistar os mercados internacionais no novo milênio. Leia mais.

Patrocínio
sony