5/05/2014 date_img 12h45

RECAM planeja implantar rede de cinemas

movietheater

A Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) planeja implantar o projeto de uma rede alternativa de salas de cinema para exibir filmes dos seus países-membros.

Criada em 2003, o objetivo da RECAM é integrar as indústrias cinematográficas e audiovisuais por meio de políticas públicas dos institutos nacionais de cinema e entidades parceiras no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

O Programa Mercosul Audiovisual (PMA), que conta com apoio financeiro da União Europeia e dos países-membros da RECAM por meio de convênio multilateral firmado em 2009, colabora para os Planos de Trabalho da Reunião. O objetivo específico do programa é fortalecer o setor cinematográfico e audiovisual como um instrumento que favoreça o processo de integração regional, a participação da sociedade civil e o apoio das indústrias envolvidas.

O PMA é composto por 4 eixos: estudo da legislação audiovisual nos países; implementação da rede de 30 salas digitais; plano regional para a conservação, restauração e digitalização do patrimônio audiovisual; e o fortalecimento das capacidades profissionais e técnicas dos agentes do audiovisual da região por meio de oficinas realizadas em cada país.

A Rede de 30 salas digitais deverá entrar em funcionamento com a seguinte divisão: 10 salas na Argentina, 10 salas no Brasil, 5 salas no Paraguai e 5 salas no Uruguai, onde circularão conteúdos audiovisuais próprios da região. Para esta atividade, será identificado e diagnosticado um conjunto de salas de cinema com vocação cultural, e que sejam garantia de um funcionamento sustentável, e que também sejam adequadas para promover o acesso aos conteúdos audiovisuais, em especial em zonas mais desfavorecidas.

O projeto ainda está em desenvolvimento. Confira aqui as linhas iniciais da proposta.

FONTES: Ministério da Cultura e RECAM