Alessandra Meleiro na organização do XVI Congresso online Forcine

O Forcine e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) organizaram, pela primeira vez na história da entidade, de 24 a 26/9, um Congresso totalmente online. A modalidade foi adotada por conta das restrições impostas pela pandemia COVID-19 e resultou em diversas novas conexões e reencontros de docentes, estudantes, técnicos, entidades parcerias e toda a comunidade do ensino de cinema e audiovisual brasileiro. Toda a programação foi transmitida ao vivo por meio do canal do Forcine no Youtube e permanece gravada para consultas e visualizações posteriores.

Alessandra Meleiro, que esteve na Presidência da entidade nas últimas três gestões, encerra nesta edição do Congresso, sua participação na Diretoria.

A diversidade de temas e possibilidades foi marcante nessa edição. No primeiro dia, o Forcine retomou uma prática tradicional de homenagens a personalidades importantes do ensino de cinema e audiovisual com uma mesa dedicada ao percurso do cineasta boliviano Jorge Sanjinés seguido de um debate sobre as conexões entre escolas latino-americanas. Ainda neste dia, ocorreu a cerimônia de abertura, com a presença da reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, da pró-reitora de extensão da Universidade, Ivana Bentes, dos deputados Jandira Fegali (RJ) e Tadeu Alencar (PE), reconhecidos pela defesa do audiovisual brasileiro no Congresso Nacional, além da presidente do Forcine, Alessandra Meleiro, e da comissão organizadora, representada por Kátia Augusta Maciel. Também compuseram a quarta-feira uma mesa sobre articulações na produção e negócios, outra sobre os 20 Anos do Forcine, com lançamento do minidoc sobre os 20 anos. Fechou a noite a realização da cerimônia de titulação e reconhecimento do Curso de Cinema e Audiovisual da UFF como patrimônio cultural de Niterói/RJ.

No segundo e terceiro dias houve diálogo sobre uma profusão de temas que estão na agenda das escolas brasileiras de cinema audiovisual: experiências criativas no momento atual, desafios de práticas de EaD, diversidade na formação, extended reality, cinema como linguagem transversal, exibição audiovisual nas plataformas de streaming e VOD e VR, animação e os negócios. Destaque para a apresentação da primeira etapa do Mapeamento de Diversidades do Forcine, realizado em 2020 pela diretoria do Fórum com o apoio da rede de associadas, e para o segundo encontro nacional das redes docentes do Forcine. Ao longo desse ano, o Forcine teve um acréscimo de quatro redes que totalizam sete áreas docentes organizadas: crítica e análise fílmica, direção e realização, fotografia, montagem, motion e VFX, produção, roteiro e escolas livres. No encontro do Congresso, as redes tiveram a eleição de coordenadores que acompanharão a gestão bianual da diretoria.

Uma programação de mesas e diversas mostras celebraram a produção audiovisual acadêmica, brasileira e latino-americana. Nas atividades síncronas, uma mesa sobre o Cineclube Cinerama da UFRJ e o lançamento da mostra de curtas Forcine 20 anos. Também, a programação de cinco mostras de filmes, em formato de playlist do Youtube, com quatro ainda disponíveis até o final do ano de 2020. Os momentos de encontro e celebração informal também ocorreram graças à tecnologia de salas VR da Superviz.

No sábado, último dia, foi o momento de realização da plenária, com a revisão de toda a programação e o apontamento de diretrizes oriundas das discussões. Também ocorreu a Assembleia Geral Ordinária com a eleição da nova diretoria para o biênio 2021-2022. Além da UFRJ/ECO/PPGMC que realizaram o Congresso junto com o Fórum, apoiaram esta edição o Instituto Cultural da Dinamarca/Ponte Nórdica nas Escolas, a Sigma Cinema, a Tamanduá e a Alumni, que realizou, também pela primeira vez na história dos congressos, a tradução simultânea de mesas com convidados internacionais. Toda a programação pode ser vista em formato audiovisual, com links detalhados, na página do evento.

Durante o XVI Congresso, realizado online de 23/9 a 26/9, houve a Assembleia Geral Ordinária do Forcine com a eleição da nova diretoria para o biênio 2021-2022. A partir de janeiro de 2021, assume o novo quadro de diretoras e diretores.