IBGE: Indicadores Culturais 2003

IBGE: Indicadores Culturais 2003

 

O Sistema de Informações e Indicadores Culturais visa a apresentar resultados do estudo relativo à organização e sistematização de informações relacionadas ao setor cultural a partir das pesquisas produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística referentes ao ano de 2003.

A concepção de cultura adotada neste estudo está relacionada com as atividades econômicas geradoras de bens e serviços. O setor cultural foi definido de uma maneira empírica, tomando-se como referência inicial a definição da Unesco sobre as atividades culturais relacionadas à criação, produção, e comercialização de conteúdos que são intangíveis e culturais em sua natureza.

O desenvolvimento de análises da dimensão econômica da cultura ganha cada vez mais importância nos dias de hoje, com um número significativo de países e organizações internacionais que dedicam crescente atenção à produção de conhecimento sobre as especificidades e potencialidades das atividades direta ou indiretamente relacionadas à cultura, em termos de geração de valor adicionado, emprego, renda, receitas e demais variáveis socioeconômicas.

A necessidade de se conhecer melhor o setor cultural já se impôs, a partir dos anos de 1970, em países desenvolvidos europeus – principalmente a França, um dos primeiros a incluir a cultura no plano de metas nacional – nos Estados Unidos e em outros países-membros da Unesco que  incorporaram a cultura em suas estratégias de desenvolvimento social e econômico. Mais recentemente, estudos de medição econômica das atividades culturais vêm sendo desenvolvidos em países da América Latina, como Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia, Argentina e Brasil.

Observa-se, entretanto, que em países com rica diversidade regional, inclusive o Brasil, ainda há falta de informação sistematizada (qualitativa e quantitativa) oficial sobre as relações entre o mundo da cultura e o mundo da economia.

Neste estudo, a análise econômica da cultura foi realizada por meio da mensuração dos produtos (bens e serviços) ofertados e consumidos. Convém ressaltar que, mesmo partindo de um princípio conceitual e metodológico simples (estudo da oferta e demanda de produtos associados à cultura), houve enorme dificuldade para mensurar a importância econômica da cultura no Brasil, em virtude da insuficiência de dados estatísticos sobre as atividades de produção de bens culturais no País.

Desta forma, o IBGE, como órgão coordenador do Sistema Estatístico Nacional, procurou investigar o setor cultural por meio de informações cadastrais, estatísticas e documentais, já disponíveis, para, assim, elaborar os indicadores culturais que revelam as diferentes faces da cultura no País, pelo lado da produção, do consumo e do emprego.

Faça o download e confira o estudo na íntegra.