Imagens na TV

Imagens na TV

Por Alessandra Meleiro

Criar uma imagem sempre envolve a associação de diferentes saberes/conhecimentos. Ao acompanhar a rotina de uma equipe de íluminadores da emissora SBT pudemos refletir acerca do processo de formação da imagem em televisão, suas características e o que a distancia do processo de formação da imagem no cinema.

Iluminação para multi-câmeras

Os princípios de iluminação no cinema e no teatro se baseiam na criação de um plano visual a partir de um eixo predeterminado (uma câmera ou o olhar de um espectador de um palco italiano). A iluminação em televisão, no entanto, é pensada para atender a várias câmeras. Para isso, utiliza-se uma síntese de técnicas do cinema e do teatro, porém com uma diferença: o índice de  iluminação deve ser médio.

No SBT a presença do diretor de fotografia, o profissional responsável pelo look da imagem, está restrita principalmente às telenovelas e aos novos programas. Este profissional faz o desenho de luz inicial que depois será executado pelos iluminadores da casa, como foi o caso de Peter Gasper, lighting designer contratado em regime temporário. Na ausência do diretor de fotografia, principalmente na gravação de vinhetas, comerciais e telejornal, o iluminador acaba desempenhando uma função de “iluminador-fotógrafo”, já que pensa também o enquadramento.

Iluminar um cenário envolve uma observação atenta: como você imagina esse cenário? Com que luz? O iluminador Pedro Bexiga propõe uma sistemática de trabalho: “Comece do escuro e vá criando, executando aos poucos o que foi imaginado”, diz. Pedro começa a iluminar um cenário pelas luzes coloridas e pelos efeitos. Para ele, quando a iluminação é iniciada pela luz principal acaba-se matando o efeito que poderia ter sido criado. “Se a luz principal é afinada antes dos efeitos, é provável que fachos marcados ou de cor percam a força ou desapareçam.O ideal é que a luz branca seja afinada em foco aberto para os apresentadores ou atração principal depois que os efeitos e a luz de marcação com foco fechado de lâmpadas PAR estiverem prontos” – recomenda.

A luz branca e básica de televisão é feita com fresnéis, em geral com difusores, resultando numa soft líght. A diferença entre a qualidade da luz dura (hard light) e da luz suave (soft light) não está apenas nos seus efeitos, mas também na diferença das ferramentas e das técnicas usadas para conseguí-Ios.

Os fresnéis são fontes de luz dura, pois produzem uma luz intensa e de alto brilho e sombras bem marcadas.

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FONTE

Publicado originalmente em Out./ 2002 na Revista LUME; Rio de Janeiro; Ano V; n.42; pg. 26-30; Ed. H. Sheldon