Luiz Gonzaga Assis de Luca

PhD em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Diretor de Relações Institucionais do Grupo Luiz Severiano Ribeiro, sendo responsável pelos contatos e relações da companhia com agentes financeiros, instituições e agentes governamentais.

É o autor da tese de doutorado “Cinema Digital: As mudanças e transformações de um novo cinema”. Foi superintendente de comercialização da Embrafilme e produtor de curtas e longas metragens, além de consultor para seleção de filmes nas comissões do BNDES, do TV-Cinema da TV Cultura e da Petrobras.

É também professor do curso “Film & Television Business” da Fundação Getulio Vargas. Tem amplo conhecimento da área de cinema digital e de novas tecnologias de exibição cinematográfica.

Trabalhou na direção executiva da Maurício de Sousa Produções, empresa do criador da Turma da Mônica. Foi diretor de operações da F. J. Lucas Vídeo e diretor de expansão do Circuito Sul de Cinemas, empresa exibidora de São Paulo.

Estudioso do histórico cinematográfico brasileiro, é autor de ensaios sobre o mercado, ao mesmo tempo em que é um profissional que domina na prática os mais modernos sistemas operacionais da exibição. Em 2004, seu livro “Cinema Digital – Um novo cinema?” foi publicado pela coleção Aplauso.