Mapeamento de XR no Brasil e parceiros industriais

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciam o início da Pesquisa Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil.

A ação conta com a parceria de importantes órgãos governamentais e associações como Spcine, ICAB, BRAVI, XRBR e ABRAGAMES, fortalecendo a conexão da pesquisa com importantes hubs que conectam esse ecossistema. A coleta de dados será online e terá a duração de 1 mês, com início em julho e término em agosto 2020.

A pesquisa tem como objetivo gerar dados estruturados que auxiliem na proposição de políticas públicas para desenvolvimento de tecnologias e conteúdos em Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista, nas áreas de cinema, audiovisual e games. O escopo entende que essa tecnologia possui uma forte vocação para o desenvolvimento da Indústria Criativa nesses segmentos.

Nesta etapa, a ação mapeia o interesse de empresas das áreas citadas em desenvolver conteúdos XR, identifica empresas que já possuam projetos ou que estão iniciando sua atuação nos desenvolvimento de conteúdos XR, levanta demandas específicas dessas empresas em termos de financiamento público para o setor e identifica o impacto do COVID-19 no desenvolvimento dessas empresas.

Para alcançar estes objetivos, a Pesquisa desenvolveu um questionário, que pode ser respondido até o dia 08 de agosto neste link