Parceria IFSP e CENA para Ensaio Audiovisual sobre Bullying

Em 2018, o CENA desenvolveu, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo um Ensaio Audiovisual para a Pesquisa intitulada “A utilização de um documentário para abordagem do tema Bullying em uma escola de Educação Profissional e Tecnológica”, da mestranda Tieko Akita.

A ocorrência de casos envolvendo bullying tem sido cada vez mais frequente no ambiente escolar. A dificuldade no relacionamento social, baixo rendimento acadêmico e evasão escolar são algumas consequências proporcionadas pelo Bullying. Diante desse cenário, realizou-se um Ensaio Audiovisual para discutir o tema e sensibilizar os estudantes do ensino médio a respeito do Bullying, colaborando para proporcionar uma formação integral de qualidade.

A parceria envolveu o Prof. Dr. Ricardo Castro de Oliveira (Instituto Federal), a Profa. Dra. Alessandra Meleiro e a Profa. Ms. Joyce Cury (Imagem e Som/ UFSCar), além dos alunos da Graduação de Imagem e Som para a realização de um ensaio fotográfico e roteiro das entrevistas a serem captadas.

O produto audiovisual resultante visa sensibilizar estudantes dos diversos Campi do Instituto Federal de São Paulo, diminuindo assim a incidência da evasão dos estudantes e da violência no ambiente escolar.

Leia aqui o Projeto de Mestrado Profissional Tieko Akita, e veja o Ensaio Audiovisual.