Memória do Cinema Carioca

A RioFilme está lançando, em parceria com o Instituto Rio Patrimônio Cultural da Humanidade (IRPH), o Programa de Valorização da Memória do Cinema Carioca, que instalará cerca de 20 placas informativas em locais onde tenham ocorrido acontecimentos chave para a história do audiovisual na cidade, através de um mapeamento coletivo realizado em chamada pública.

Como o cinema tem uma forte inserção no Rio de Janeiro, e respeitando divisão territorial pela cidade, uma pesquisa colaborativa irá identificar lugares ligados à história do cinema para sinalizar como Patrimônio Cultural Carioca – Circuito RioFilme: filmes emblemáticos, figuras importantes, acontecimentos relevantes e instituições significativas para a história do cinema.

A participação de cinéfilos, pesquisadores, estudantes e amantes da sétima arte e da cidade do Rio de Janeiro é o eixo da construção coletiva desta cartografia do cinema. As sugestões podem ser enviadas até o dia 04 de novembro em http://tinyurl.com/ospky8e

A primeira placa do circuito, inaugurada no dia 04 de outubro, está instalada no lugar onde nasceu a atriz Evangelina Orico, que ficou conhecida como Vanja Orico após atuar em “Mulheres e Luzes”(1950), de Federico Fellini, e estrelar a adaptação para o cinema de “O cangaceiro”(1953), de Lima Barreto. Nos próximos seis meses, devem ser inauguradas mais 20 placas, que completarão a primeira etapa do circuito.

O projeto Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca já possui onze temas iniciais – samba, bossa nova, choro, bar tradicional, artdéco, arquitetura, sítio arqueológico, abastecimento de água, entorno da Praça Tiradentes, Machado de Assis e personagens e acontecimentos notáveis. Desta maneira, por meio da fixação de uma placa informativa, a Prefeitura promove um ato simbólico que produz na cidade novos documentos monumentos, reescrevendo o significado destes locais para seus habitantes e promovendo uma nova relação entre eles.