A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira

A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira

 

O Instituto Iniciativa Cultural e a Escrituras Editora lançaram em 2010 a coleção “Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”, composta por três livros que apresentam um panorama detalhado sobre o mercado, a economia e as políticas públicas voltadas para o setor. A coleção contou com a coordenação da pesquisadora Alessandra Meleiro e reúne artigos de gestores, profissionais do mercado e outros pesquisadores.

No volume I, “Cinema e Políticas de Estado: da Embrafilme a Ancine”, a autora Melina Marson traça uma linha na história do cinema brasileiro, mostrando os bastidores do fim do ciclo da estatal da Embrafilme, no início dos anos 1990, passando pela criação da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual, a euforia do período da Retomada até chegar ao momento da repolitização e a participação da televisão no cinema, em 2002, culminando com a criação da Agência Nacional do Cinema – ANCINE. (Leia mais)

Em “Cinema e Economia Política” (vol. II), diversos autores analisam as especificidades econômicas da indústria. Em seu artigo, o diplomata Marco Farani destrincha a política externa de promoção do cinema nacional em festivais internacionais e também em eventos específicos para filmes brasileiros. Edna dos Santos-Duisenberg aponta os desafios da economia criativa, enquanto Alessandro Teixeira detalha o papel da Apex-Brasil nesse contexto.

Outros temas desse volume são os novos modelos de regulação para o cinema e a televisão, trabalhados por César Bolaño e Anna Carolina Manso; a economia das indústrias audiovisuais, por Valério Cruz Brittos e Andres Kalikoske; o desenvolvimento de blockbusters brasileiros, em artigo de Fábio Sá Earp e Rodrigo Guimarães e Souza; a ética e o direito no cinema, por Marcos Bitelli; e um estudo de caso de Isaura Botelho sobre as práticas audiovisuais em São Paulo. (Leia mais)

Por fim, “Cinema e Mercado”, a terceira obra da coleção, retrata em profundidade o tripé produção, distribuição e exibição. Arthur Autran escreve sobre o pensamento industrial brasileiro, João Paulo Rodrigues Matta faz um apanhado sobre a ineficácia da distribuição, enquanto Luiz Gonzaga de Luca traz números e especificidades do parque exibidor.

Antonio Leal e Tetê Mattos falam sobre o crescimento dos festivais nacionais, Sabrina Nudeliman e Daniela Pfeiffer discutem as novas mídias para o cinema, João Carlos Massarolo e Marcus Vinícius Alvarenga seguem na linha dos novos arranjos da economia digital, e Randal Johnson mostra o desempenho dos filmes brasileiros nos Estados Unidos. (Leia mais)

Essa coleção é uma iniciativa pioneira no Brasil, resultante da Premiação do Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, edição 2009, e divulga os vários setores da área audiovisual, propondo uma ampla abordagem com alto nível de conteúdos e aplicações experimentais que englobam gráficos, ilustrações e fotografias.

Também permite ao leitor adentrar na indústria audiovisual, com uma perspectiva interdisciplinar, apoiada nas macrovisões de futuro, cobrindo assim uma grave carência de perspectivas estratégicas das organizações empresariais desta indústria.

A coleção contou com a co-realização de Cinnamon Comunicação.

A organizadora

Alessandra Meleiro é pós-doutora junto à University of London (Media and Film Studies) e pesquisadora associada do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento: www.cebrap.org.br), onde coordena o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (www.cenacine.com.br). Doutora em Cinema e Políticas Culturais pela ECA/USP. Autora do livro “O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social” e organizadora das coleções “Cinema no mundo: indústria, política e mercado”, que conta com cinco volumes, e “Indústria Cinematográfica Brasileira”, que conta com três volumes. Presidente do Instituto Iniciativa Cultural (www.iniciativacultural.org.br) e professora adjunta do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (UFF)/ Rio de Janeiro. Guest Editor do Journal of African Cinemas, Intellect Publishers (UK) e Conferencista Internacional.

Confira os locais e fotos dos lançamentos

Festival da Mantiqueira – Diálogos com a literatura
Data: 29 de maio
Local: São Francisco Xavier/ SP
Horário: 14h-15h30

Panorama Internacional Coisa de Cinema
Data: 31/05/2010
Local: Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha (Salvador/BA)
Horário: 17h

II Festival Internacional de Leitura de Campinas (FILC)
Data: 01/06/2010
Local: SESC Campinas (Campinas/SP)
Horário: 20h
Debate com Melina Marson, Alessandra Meleiro e Adilson Ruiz

14. Florianópolis Audiovisual Mercosul 2010 (FAM)
Data: 13 a 15 de junho
Cidade: Florianópolis/ SC

Debate e sessão de autógrafos no Itaú Cultural
Data: 17/06/2010
Local: São Paulo/SP
Horário: 19h
Debate com Marcos Bitelli, Anita Simis, Daniela Pfeiffer, Melina Marson, Marcus Alvarenga e Alessandra Meleiro

Cinesul – Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo
Data: 19/06/2010
Local: Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro
Horário: 15h
Debate com Antonio Leal, Tetê Mattos, Rodrigo Guimarães e Alessandra Meleiro

Debate e sessão de autógrafos no SESC Piracicaba
Data: 23/06/2010
Local: SESC Piracicaba (Piracicaba/SP)
Horário: 20h
Debatedores: Marcus Alvarenga, Luiz Veloso e Melina Marson

Cine Café
Data: 16/07/2010
Local: SESC Sorocaba  (Sorocaba/SP)
Horário: 19h
Debate com Melina Marson, Paulo Schetinno e Alessandra Meleiro
Site do Cine Café: www.cinecafesorocaba.blogspot.com

VI Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (SEMCINE)
Data: 29 de julho
Horário: 18h
Cidade: Salvador/ BA

Debate e sessão de autógrafos no SESC São Carlos
Data: 25/08/2010
Local: SESC São Carlos (São Carlos/SP)
Horário: 19h30
Debate com Melina Marson, Arthur Autran, João Massarolo e Alessandra Meleiro

Dockanema – Festival do Filme Documentário Moçambique
Local: Moçambique
Data: 11-20/09

Veja como os leitores do blog Acesso participaram da promoção para adquirir os livros da coleção.

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