Apex-Brasil e o cinema nacional

Por Alessandro Teixeira*

Criada pela Lei n° 10.668, de 14 de maio de 2003, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é um serviço social autônomo que tem por missão promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, contribuindo para a internacionalização das empresas locais, o fortalecimento da imagem do país e potencializando a atração de investimentos.

Atuando como indutora e articuladora da política de promoção comercial no país, a Apex-Brasil, alinhada às diretrizes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e às políticas nacionais de desenvolvimento, mantém seu foco no setor privado exportador. Dedica especial atenção às micro, pequenas e médias empresas, organizadas nas várias entidades setoriais, nas federações de indústria e na CNI.

Adicionalmente, a Agência cumpre um importante papel como órgão de fomento, na medida em que investe, na modalidade cost-sharing, recursos financeiros em projetos de promoções de exportações e internacionalização de empresas em conjunto com mais de 60 entidades empresariais nacionais. Por meio dos Projetos Setoriais Integrados (PSIs), executados sob a forma de parceria com as associações representativas dos setores econômicos brasileiros, a Apex-Brasil conduz diversas ações de promoção comercial, fortalecendo assim o desempenho da economia brasileira no mercado internacional.

Além de contemplar ações de aumento da competitividade das empresas, como certificação e adaptação de produtos, os PSIs abarcam, dentre outras iniciativas, a organização da participação de empresas brasileiras em feiras internacionais específicas do setor e a vinda de compradores internacionais para negociar no Brasil. Atualmente a Agência possui 66 PSIs cobrindo 64 setores da economia brasileira e distribuídos nos complexos de
Alimentos, Bebidas & Agronegócios; Casa & Construção; Moda; Máquinas & Equipamentos; Tecnologia & Saúde; Entretenimento & Serviços.

Oportuno ressaltar que, entre 2003 e 2008, a Apex-Brasil levou empresários brasileiros para expor e negociar seus produtos em mais de 60 países, com ações continuadas que viabilizaram a representação do Brasil, em alguma parte do mundo, durante todos os dias do ano. Nesse período, foram realizados aproximadamente 1.800 eventos, como Feiras Setoriais, Missões Comerciais e de Prospecção, Rodadas de Negócios, Ações Especiais e Road Shows, entre outros. Entre janeiro e dezembro de 2008, a participação do conjunto de empresas apoiadas pela Agência no total das exportações brasileiras foi de 13,16%, representando um quantitativo de US$ 26 bilhões.

No intuito de apoiar e estimular o desenvolvimento do setor audiovisual nacional e a inserção de seus produtos na pauta de exportação brasileira, a Apex-Brasil mantém, atualmente, os seguintes Projetos:

1. Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportações para a Indústria Audiovisual/Cinema – PROGRAMA CINEMA DO BRASIL

2. Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportações com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Televisão – ABPI-TV  (Brazilian TV Producers)

3. Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportações com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – Apro – Projeto FilmBrazil

4. Projeto Isolado para Promoção das Locações e Serviços Audiovisuais Brasileiros através das Film Commissions – Abrafic (concluído em 2008)

O Brasil vive hoje um momento de amadurecimento e indiscutível profissionalização da atividade cinematográfica, com o setor avançando para uma etapa de crescente expansão e estabilidade (Nagib, 2002). Urge, entretanto, que o tripé Produção/Distribuição/Exibição receba uma maior atenção, especialmente por parte do Estado, no que tange à elaboração e
implementação de medidas que recuperem e regularizem tais atividades.(…)

A complexidade dos desafios enfrentados pelo setor audiovisual no país exige uma atuação sistêmica, orientada para resultados e pautada pelo interesse público. A Apex-Brasil, por meio de seus PSIs e consistentes ações de marketing e promoção comercial, entende que a sustentabilidade de qualquer processo produtivo somente pode ser alcançada com qualidade,
planejamento, continuidade e escala.

*Trecho do artigo de Alessandro Teixeira no livro “Cinema e Economia Política”, volume II da coleção “Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”, uma coedição do Instituto Iniciativa Cultural e Escrituras Editora.

Saiba mais sobre a coleção

Conheça o trabalho do autor

FOTO: Equipe do filme “À Deriva”, de Heitor Dhalia, exibido no Festival de Cannes.