Curso FGV Gestão de Negócios Audiovisuais

O curso Gestão de Negócios Audiovisuais visa desenvolver um aprofundamento ou uma complementação de habilidades e conhecimentos de produtores, de forma a ampliar sua visão do campo de atuação profissional e gerenciar de modo eficiente as atividades inerentes a uma empresa atuante no setor audiovisual. O curso tem como objetivo fornecer conhecimento através da metodologia “Learn by doing” (aprender fazendo), levando o ambiente empresarial para a sala de aula, permitindo a implantação imediata dos conceitos apresentados pelos professores.

PÚBLICO ALVO

Profissionais da área, com formação e/ou atuação com foco em produtos audiovisuais (filmes, séries, programas televisivos) com, no mínimo, 3 anos de experiência profissional. No curso poderão ser disponibilizados textos e vídeos em inglês, por isso é importante que o aluno tenha razoável compreensão da língua inglesa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Compreender a evolução do mercado audiovisual, a cadeia econômica do setor e a inserção do Brasil no mercado internacional;
– Compreender a elaboração, apresentação, análise, aprovação, acompanhamento da execução e prestação de contas de projetos audiovisuais junto aos órgãos de fomento através de estudos de casos, leituras e visita à ANCINE;
– Reconhecer modelos e processos de financiamento para o setor audiovisual no Brasil;
– Identificar os pontos de negociação e os contratos mais frequentes na produção e comercialização de obras audiovisuais;
– Aprofundar os conhecimentos dos alunos nas áreas de gestão e estratégia de negócios. Apresentar as principais ferramentas para a elaboração de estratégias e as suas possíveis aplicações;
– Definir alinhamento entre identidade e estratégia;
– Apontar as principais ferramentas de liderança e motivação de equipes;
– Reconhecer os diferentes tipos de líder e seus impactos na motivação, comportamento e satisfação dos funcionários, compreender as principais ferramentas para estimular a motivação de funcionários.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E PROFESSORES DAS DISCIPLINAS

DISCIPLINA “INTRODUÇÃO AO QUE HÁ DE HUMANO NOS NEGÓCIOS”

Aprofundar os conhecimentos dos alunos nas áreas de liderança, gestão de pessoas e estratégia. Definir alinhamento entre identidade e estratégia. Reconhecer os diferentes tipos de líder e seus impactos na motivação, comportamento e satisfação dos funcionários, compreender as principais ferramentas para estimular a motivação de funcionários. Cultura empresarial e motivação. Relações entre liderança e eficácia estratégica. Liderança e motivação de equipes.

DISCIPLINA “MERCADO AUDIOVISUAL”

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de compreender a evolução do mercado audiovisual, a cadeia econômica do setor e a inserção do Brasil no mercado internacional. Evolução do mercado de cinema; evolução do mercado de TV no Brasil; história das políticas públicas e do ambiente regulatório no Brasil; participação do Brasil no mercado internacional; desafios do mercado audiovisual hoje.

ALESSANDRA MELEIRO
, Presidente Instituto Iniciativa Cultural e Forcine e Profa. Imagem e Som UFSCar
DEBORA IVANOV, Advogada e Presidente da ANCINE
LUANA RUFINO, Superintendente de Análise de Mercado da ANCINE

DISCIPLINA “DA APROVAÇÃO DE PROJETOS À PRESTAÇÃO DE CONTAS JUNTO À ANCINE”

Compreender a elaboração, apresentação, análise, aprovação, acompanhamento da execução e prestação de contas de projetos audiovisuais junto aos órgãos de fomento através de estudos de casos, leituras e visita à ANCINE. Classificação de obras audiovisuais; Planejamento de financiamento; Aprovação de Projetos; Acompanhamento de Execução das obras; Registro de obras para comercialização; Prestação de Contas.

RODRIGO CAMARGO
, Coordenador de Financiamento da ANCINE
CLARICE SAAD, Superintendente Adjunta de Fomento da ANCINE
MAURICIO BORTOLOTI, Coordenador de Prestação de Contas da ANCINE

DISCIPLINA “FINANCIAMENTO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL”

Reconhecer modelos e processos de financiamento para o setor audiovisual no Brasil. Visão geral dos modelos e processos de financiamento para o setor audiovisual; Incentivos; Fundo Setorial do Audiovisual; Editais; outros financiamentos; Mercado internacional e coproduções.

GEORGIA COSTA
, Sócia da produtora Coração da Selva
BEL BERLINSCK, Sócia da produtora O2 Filmes

DISCIPLINA “GESTÃO DE DIREITOS NAS OBRAS AUDIOVISUAIS”

Identificar os pontos de negociação e os contratos mais frequentes na produção e comercialização de obras audiovisuais. Gestão dos direitos relacionados às realizações de obras audiovisuais. Principais pontos de negociação. Contratos com talentos, contratos de financiamento, produção e comercialização.

RODRIGO SALINAS
, Advogado especializado em Cultura e Audiovisual, sócio do Cesnick, Quintino e Salinas Advogados e professor da FGV Direito
MARCOS BITELLI – Advogado especializado em Media e Entretenimento, sócio do Bitelli Advogados

WORKSHOP DE NEGÓCIOS DO AUDIOVISUAL

Analisar áreas de gestão e estratégia de negócios. Identificar as principais ferramentas para a elaboração de estratégias e as suas possíveis aplicações. Planejamento estratégico. Marca e posicionamento estratégico. Análises de ambientes. Implementação e acompanhamento estratégico. Gerenciamento do processo de mudanças na organização.

De 09/05 a 09/10/2019

FGV Berrini