Da-Rin apresenta relatório

No dia 27 de abril, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Silvio Da-Rin, apresentou o relatório de sua gestão na pasta referente aos últimos dois anos e meio. De acordo com os números apresentados, ao todo foram lançados 30 editais, que resultaram em 512 produtos ou obras disponibilizados para cinema, televisão e plataformas digitais.

Da-Rin também adiantou no relatório que ainda neste primeiro semestre de 2010 serão lançados mais sete novos editais, que devem gerar outras 169 obras originais. Somados, serão 681 produtos ou obras viabilizados por meio de 37 editais. No evento, que foi realizado no Rio de Janeiro, também foi relançada a revista Filme e Cultura, que será editada e publicada pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAV), com direção de Gustavo Dahl.

Desde o final de 2007, segundo o texto de Da-Rin, foram aplicados mais de R$ 57 milhões no fomento à produção e outros R$ 8,98 milhões serão disponibilizados até julho de 2010 para os novos editais. “O volume recorde de recursos deve-se, em grande parte, ao aumento do orçamento nominal do Ministério da Cultura, que em 2010 deverá alcançar a marca histórica de 1% do Orçamento da União”.

Entre os editais previstos para 2010 está a segunda edição do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual, uma parceria da SAV com o Instituto Iniciativa Cultural e Ecofalante. As inscrições estão previstas para este primeiro semestre e o concurso será lançado nos mesmos moldes da edição anterior, com pequenos aperfeiçoamentos.

O evento de apresentação do relatório também marcou a despedida do secretário, que será substituído no início de maio por Newton Cannito. “Deixo o governo leve, satisfeito, com sensação de dever cumprido. Saio energizado pela agenda vibrante da Secretaria do Audiovisual e amadurecido com o aprendizado em um ambiente de poder, onde precisei exercitar a tolerância, a paciência e a habilidade para contornar alguns conflitos que não mereciam ser enfrentados”, concluiu Da-Rin.

Faça o download da íntegra do Relatório de Gestão da SAV.