Enecult

Em sua 5ª edição, o Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) será realizado neste ano entre os dias 27 e 29 de maio, em Salvador (BA). A programação traz estudos brasileiros e ibero-americanos com discussões sobre “Estudos da Cultura”, “Cultura, Comunicação, Contemporaneidade”, “Afrodescendência e Universo Midiático”, “Cultura e Futebol”, “Cultura, Gênero e Sexualidade” e “Políticas de Cultura e Políticas de Comunicação”.

O CENA será lançado e apresentado por Alessandra Meleiro na mesa “Indústria Cinematográfica e Movimentos de Contra-Hegemonia: alternativas brasileiras e o caso de Gana e Nigéria”. Os debatedores mostrarão como o Brasil passou a viver um novo ciclo de desenvolvimento, com transformações na relação entre o Estado e o cinema, avanços nas relações entre a produção e a distribuição, e o desenvolvimento de elos dessa indústria fora do eixo Rio-São Paulo. Também será discutida a revolução cinematográfica em Gana e na Nigéria, no final da década de 1980, quando videomakers criaram longas-metragens para o público local.

Alessandra Meleiro é coordenadora do CENA, pós-doutoranda junto à University of London/Cebrap, doutora em Cinema e Políticas Culturais pela ECA/USP e mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes/UNICAMP. Escreveu o livro “O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social” e organizou a coleção “Cinema no mundo: indústria, política e mercado”.

O evento também reúne os palestrantes e pesquisadores Noel dos Santos Carvalho, Milton Gonçalves, Berenice Alves de Melo Bento, Orlando Senna, o espanhol Francisco Caballero, o argentino Luis Albornoz, a colombiana Marta Elena Bravo, a mexicana Ana Rosas Mantecón e o português José Machado Pais.

O Enecult é uma iniciativa do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade em conjunto com a Faculdade de Comunicação e a Universidade Federal da Bahia.

Programação da Mesa:

1) Cinema Brasileiro e Distribuição: uma análise dos casos de cidade de deus e janela da alma, de João Paulo Rodrigues Matta

2) A Desconcentração da Produção Audiovisual no Brasil: os casos da Bahia e Pernambuco, de Daniela Pfeiffer

3) O Impacto das Indústrias Cinematográficas de Gana e Nigéria nas Agendas Políticas Africanas, de Alessandra Meleiro

Veja a programação completa no site do evento: http://www.enecult.ufba.br/.