Durante a 29a Mostra de Cinema de Tiradentes ocorreu o IV Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro. 70 participantes representando diversos segmentos do ecossistema audiovisual de todo o país, atuando em seis grupos de trabalho – formação, produção, exibição/difusão, distribuição/ circulação, preservação e observatórios do audiovisual – esboçaram recomendações específicas e transversais, adotando por premissas orientadoras os eixos descentralização, diversidade, democracia, desenvolvimento econômico e social.
Nesta edição, a Coordenadora científica do CENA, Alessandra Meleiro, atuou como Coordenadora Executiva, juntamente com Tatiana Carvalho Costa, além de ter coordenado o Grupo de Trabalho Observatórios do Audiovisual.
O evento destacou a necessidade de políticas públicas sustentáveis, reforçou a importância do audiovisual como setor estratégico e reafirmou demandas para os próximos anos. A Carta de Tiradentes 2026, documento resultante das discussões, sintetiza diretrizes e reivindicações que serão encaminhadas às instâncias governamentais dos poderes judiciário, legislativo e executivo nas esferas federal, estadual e municipal, entidades de classe, instituições de ensino, de guarda, financeiras, empresas, imprensa, profissionais do setor, além de distribuição ampla.
A despeito desses avanços institucionais e das recentes conquistas obtidas por filmes brasileiros – que ampliaram o olhar da população para o cinema nacional e atraíram a atenção internacional – são grandes os desafios internos do setor. Dada a complexidade do contexto político e o ano eleitoral, há, ainda, ameaças à continuidade das políticas do setor.
O tema central do Fórum de Tiradentes em 2026 foi Convergências de Políticas Públicas, que dialoga com o da 29ª Mostra: Soberania Imaginativa.

Mesa “Convergências de Políticas Públicas na Gestão de Fomento Audiovisual”, com Alessandra Meleiro (mediação), Eliane Parreiras (Secretária de Cultura de BH), Milena Evangelista (Diretora Sav/MinC) e Roberta Martins (Secretária MinC DF).

Coordenadoras executivas do IV Fórum de Tiradentes: Alessandra Meleiro e Tatiana Carvalho Costa (presidente da Associação de Profissionais Audiovisuais Negros – Apan | MG)

Grupo de Trabalho “Observatórios do Audiovisual”, integrantes da Mesa “Proposições para o fortalecimento de políticas para o audiovisual baseadas em evidências”.

Coordenadoras Geral (Raquel Hallak, Debora Ivanov), Executivas (Alessandra Meleiro e Tatiana Carvalho Costa) e de Grupos de Trabalho do IV Fórum de Tiradentes