VI Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual

De 26 a 31 de julho de 2010, Salvador abrigará a sexta edição do Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (SEMCINE), que vai exibir filmes inéditos e apresentar conferências com convidados especiais. A ideia é promover intercâmbio cultural, discussões e reflexões sobre criação, produção, circulação e consumo do audiovisual.

Neste ano, o evento se desdobra em várias frentes: uma mostra principal no Teatro Castro Alves; uma mostra retrospectiva de filmes de Pier Paolo Pasolini, no Goethe Institut – ICBA; um diálogo com Miguel Littin e Tariq Ali sob o tema “Cinema, Cultura e Política”; uma oficina de montagem cinematográfica com as montadoras Susan Korda e Isabelle Rathery; um curso de direção cinematográfica com o cineasta Miguel Littin, e um ciclo de palestras sobre Novas Mídias Digitais. Além do V Encontro de Produtores, voltado à preparação de projetos visando coproduções internacionais.

A mostra de longas-metragens contará com películas inéditas dentre as quais: “South of Border”, documentário do diretor Oliver Stone, que será apresentado por Tariq Ali; “Dawson Isla 10” (foto acima), filme indicado pelo Chile para representar o país no Oscar 2009, do chileno Miguel Littin.

A retrospectiva de Pasolini conta com a curadoria do professor, documentarista e produtor italiano Elio Rumma. Serão apresentados também curtas-metragens europeus premiados em vários festivais.

Nas reflexões e debates, destacam-se “A Itália cinematográfica de Pasolini”, com a participação de Fernando Gonzáles García (professor de História de Cinema na Universidad de Salamanca), Daniela Aronica (fundadora do Centro di Studi sul Cinema Italiano, em Barcelona), e Roberto Chiesi (curador do Fondo Pasolini). “A Arte da Montagem” será debatida por Susan Korda e Isabelle Ratheri, que ministrarão uma oficina de mesmo tema.

Durante o evento, no dia 29 de julho, às 18h, também será lançada a coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira, organizada pela pesquisadora Alessandra Meleiro, em coedição do Instituto Iniciativa Cultural com a Escrituras Editora.

O V Encontro de Produtores e Distribuidores de Cinema e Televisão, além de contar com nomes de destaque no cenário nacional e internacional, oportunizará novos negócios e coproduções internacionais.

Mais informações pelo telefone (71) 3283.7017 ou no site: www.seminariodecinema.com.br