Atividade de Capacitação “Formação em Curso”

“Formação em Curso” é uma Atividade de Capacitação regular que tem como realizadores o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE) e o Centro de Análise do Cinema e Audiovisual (CENA), com organização de Alessandra Meleiro.

Acompanhe os eventos realizados em 2019:

“Webinar Mapeamento da Animação no Brasil: apresentação e convite para escolas participarem do Survey”, com Alessandra Meleiro e Carina Shimizu
Apoio: JLeiva, Anima Mundi e Seanima (Seminário Brasileiro de Estudos em Animação)
Data: 19/03/19, às 14h30

Realizada pelo Anima Mundi, em parceria com a JLeiva Cultura & Esporte e consultores convidados, o “Mapeamento da Animação no Brasil” traz o perfil de alguns dos principais agentes do mercado de animação no Brasil, como Produtoras e Animadores independentes, buscando avançar na compreensão dos principais potenciais e gargalos da cadeia produtiva do mercado de animação no Brasil. Objetiva, também, gerar informações que possam ser úteis para o conjunto dos profissionais que atuam na área, fornecendo um perfil mais claro dos principais agentes, suas características, seus potenciais e suas necessidades.

“Mapeamento do Ecossistema de Realidade Mista no Brasil”, com Inês Maciel
Data: 02/04/19, às 15h – Local: Universidade Federal de São Carlos [Auditório da UEIM (Prédio do CECH)]
Data: 03/04/19, às 18h – Local: Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) São Paulo

A Pesquisa de Pós-doutorado de Ines Maciel “Mapeamento do Ecossistema de Realidade Mista no Brasil”, que conta com Supervisão da Profa. Alessandra Meleiro, e está sediada no CENA/ UFSCAR (Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual), com larga tradição na pesquisa da Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira, busca mapear empresas e informações sobre o ecossistema de Realidade Mista em atuação no país, com o intuito de auxiliar na consolidação de dados que permitam o desenvolvimento de políticas públicas para uma área que possui forte vocação para a inovação.

A pesquisa tem como principal meta criar um banco de dados que reúna informações sobre empresas, associações e grupos ligados ao setor de Realidade Mista, promovendo visibilidade aos projetos em curso e destacando suas especificidades e as redes de produção existentes. A pesquisa reunirá dados quantitativos e qualitativos a partir de contatos com representantes de associações e comunidades de desenvolvedores em todo o Brasil, buscando estabelecer um diálogo com criadores, empresas publicadoras e desenvolvedores de plataformas. As informações coletadas poderão contribuir para o embasamento de políticas industriais e tecnológicas para o setor, além de fomentar o desenvolvimento de uma rede colaborativa entre profissionais e empresas do ramo. Somado a esse aspecto, o estudo poderá contribuir no embasamento de futuras pesquisas voltadas para o desenvolvimento do setor como um todo.

Webinar “Captação de Recursos e Financiamento à Cultura”, com Claudia Jovino
Data: 11/12/2020, às 19h.
Veja aqui a Apresentação em Power Point: Captação de Recursos_Claudia Jovino.