O que muda com a alta definição

Por Alessandra Meleiro

A TV e o cinema estão diante de uma revolução tecnológica, com as câmeras de vídeo de alta definição trazendo um novo potencial para as produções. No caminho para o digital, a vantagem de se esperar um futuro barateamento dos custos de produção e obter uma rapidez na análise do material captado passam por algumas mudanças e adaptações no método de trabalho de toda a equipe envolvida na produção, como cenógrafos, maquiadores, fotógrafos, cabeleireiros e engenheiros.

A TV Globo do Rio de Janeiro, por exemplo, adotou várias alterações técnicas e artísticas, envolvendo iluminação, lentes, cenário e filtros, em algumas de suas produções. Celso Araújo, engenheiro da TV Globo/Globo Filmes e membro da Associação Brasileira de Cinematografia e da SET, explica algumas destas mudanças.

Produção em HD

A primeira grande alteração é a relação de aspecto da HDTV, de 16:9, similar à das telas de cinema, enquanto a televisão  convencional apresenta uma relação de 4:3. Esta relação é o resultado entre a medida de largura da tela pela medida da altura. Em termos da dinâmica da imagem, a HDTV permite que a composição e a edição sejam mais “contemplativas”, justamente devido à expansão da imagem para 16:9 (veja comparação abaixo). Aqueles grandes planos gerais e cortes contínuos para close ou close-up tradicionais na TV convencional tornam-se inadequados na HDTV.

Para se obter um enquadramento correto, então, é indispensável a utilização de um monitor de vídeo HD, além dos cuidados com a conformação das duas relações de aspecto. Esse monitor deverá ter várias opções de “áreas de segurança”.

Cuidado com cenários

Outra alteração é a maior resolução da HDTV, de 1920 pixels x 1080 linhas ativas, isto é, seis vezes mais informações que a TV convencional. Isso exige cuidados diferenciados nos projetos dos cenários, pois os detalhes passam a ser mais perceptíveis. A falta de um parafuso, por exemplo, foi sentida durante a captação de uma minissérie em high definition na TV Globo.

É bom lembrar que o standard definition não alcança este tipo de detalhe. Detalhes que antes eram “suportáveis” tornam-se aparentes na alta definição, mesmo nos planos intermediários ou de fundo. Tanto o cuidado com os detalhes mais finos das composições (acabamentos, pinturas e suportes) quanto com a profundidade de campo (a decisão técnico-artística na escolha das lentes) ganham mais importância.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

FONTE

Publicado originalmente em Dez/2002 na Revista Tela Viva; Ano 11, v. 123; São Paulo; Ed. Glasberg; pp. 34-36