Seminário Internacional Preservação de Acervos Audiovisuais Regionais

A preservação do patrimônio audiovisual local é um tema de grande importância social, política, histórica e cultural. Com mobilização de diversos setores da sociedade civil e do poder público, em 2019 foi elaborado um projeto para restauro de parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Campinas.

O chamado “Plano de Gestão de Riscos e Restauro do Acervo Campineiro do MIS-Campinas” foi contemplado em Edital do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (ProAC) e abrange em 2021, além do restauro em si, o Seminário Internacional Preservação de Acervos Audiovisuais Regionais, que ocorrerá nos dias 28 e 29/04/2021, de forma remota.

O evento conta com o Apoio do Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA), através da profa. Dra. Alessandra Meleiro, coorganizadora do evento, juntamente com Rafael de Luna Freire e Ramiro Quaresma.

O objetivo do Seminário é compartilhar experiências, refletir sobre dificuldades comuns e planejar ações conjuntas e colaborativas no âmbito de iniciativas de preservação de acervos audiovisuais regionais.

Serão abordados tópicos como Metodologias e estabelecimento de fluxos de trabalho, Relação com os poderes públicos e alternativas de captação de recursos, Formação e atualização de pessoal, Estratégias de difusão e conscientização, Aquisição e manutenção de equipamentos e insumos, Fomento à pesquisa e parcerias com instituições de ensino, e Dilemas para continuidade e prosseguimento dos projetos.

28 de abril de 2021

Clique para assistir

13h15

ABERTURA

Alexandre Sônego (MIS Campinas) e Danilo Dias de Freitas (CTAv Campinas)

13h30

Deputado Federal Tadeu Alencar (Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e Audiovisual Brasileiros)

14h00

MESA Criando pontes entre acervos regionais

Albertina Malta (Fundação Joaquim Nabuco-PE), Alessandra Brum (UFJF), Débora Butruce (ABPA) e Ramiro Quaresma (Cinemateca Paraense).

Mediação: Ramiro Rodrigues (Semana Amilar Alves e ICine)

15h30 – PALESTRA New Buildings, New Pathways: Towards Dynamic Archives in Latin America and The Caribbean, com Juana Suarez (MIAP – New York University)

(com tradução simultânea em português)

Debatedor: Rafael de Luna Freire (UFF)